Em todo o mundo mulheres enfrentam mais adversidades e têm maior vulnerabilidade à pobreza e à informalidade
Ano 4 – nº 282 – 08 de março de 2016
Dia Internacional da Mulher: desigualdades no acesso à educação
No Dia Internacional da Mulher, há pouco o que se comemorar: em todo o mundo e em diversos âmbitos, as mulheres enfrentam maiores adversidades do que os homens, como maior vulnerabilidade à pobreza e à informalidade.
No âmbito educacional, por exemplo, mais de 500 milhões de mulheres em todo o mundo não sabem ler e escrever. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), uma em cada oito crianças entre 6 e 11 anos está fora da escola e as meninas são as primeiras a serem excluídas: enquanto 16 milhões de meninas em todo o mundo nunca irão à escola, entre os meninos a cifra é de 8,2 milhões.
O mapa para a Desigualdade de Gênero na Educação da Unesco apresenta alguns quesitos importantes para analisar essa disparidade, como os dados abaixo. Infelizmente, o mapa não traz dados para o Brasil.
Estima-se que as meninas terão o mesmo número de anos de educação primária que os meninos?
No Brasil, no entanto, um aspecto a se comemorar é que, pelo menos no ensino superior, as mulheres já conformam a maioria das estudantes. Mas apesar de tais números, a renda média feminina é em média 24,6% menor do que a renda masculina no país, ou seja, o maior acesso à educação superior não se reflete necessariamente em melhoria das condições no mercado de trabalho.
Para ler mais:
Presente para o Dia das Mulheres (e para a sociedade): Mais igualdade de gênero leia mais
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Unesco: 16 milhões de meninas de 6 a 11 anos nunca irão à escola leia mais
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* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
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