Coletivo de Formação Política do PT do Pará inaugura biblioteca
Estatuto da biblioteca afirma como um de seus objetivos “investir no esclarecimento da sociedade”. Espaço conta com acervo doado pela FPA
O Coletivo Estadual de Formação Política, em parceria com a Secretaria de Formação do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) do Pará inaugurou no dia 5 de novembro a Biblioteca Isa Cunha. Provisoriamente instalada na sala da Secretaria de Formação Política, a biblioteca conta com acervo doado pela Fundação Perseu Abramo (FPA).
Fátima Cleide, diretora da FPA e representante da fundação na inauguração, conta que “foi uma cerimônia simples mas permeada de muita energia e alegria. Todos estavam muito agradecidos à FPA pela doação dos livros, o que tornou possível organizar aquela pequena mas muito importante biblioteca”. Segundo ela, a biblioteca já tem duas estagiárias responsáveis por ajudar a administrar e organizar tanto o espaço quanto o acervo.
O estatuto da biblioteca afirma como um de seus objetivos “investir no esclarecimento da sociedade com informações sobre a igualdade de gênero, combate ao racismo, defesa dos direitos humanos; sobre a história das sociedades, do Brasil, dos países e continentes; informações sobre as políticas econômicas e sociais, pedagogia, arte e cultura, filosofia, literatura, economia, sociologia, geografia, ecologia, meio ambiente; dados estatísticos sobre o país e o mundo”.
Homenagem
Isabel Marques Tavares da Cunha – ou “Isa Cunha” – foi historiadora, feminista e uma das fundadoras da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e do Movimento de Mulheres da Cidade e do Campo. Militante histórica da luta das mulheres no Pará, Isa faleceu em 2003, deixando, contudo, um enorme legado de luta e exemplo.