PT, FPA e a Fundação Friedrich Ebert (FES), da Alemanha, realizam um grande debate sobre segurança pública

Com apoio da Fundação Perseu Abramo e da alemã Fundação Friedrich Ebert (FES), o Partido dos Trabalhadores (PT) promove, nesta quinta e sexta em Belo Horizonte, um grande debate sobre segurança pública no Brasil.

Sob coordenação da vice-presidente nacional do partido Gleide Andrade, o Colóquio de Segurança Pública pretende retomar o tema com o objetivo de, segundo ela, aprofundar e oferecer um modelo de segurança pública que atenda aos brasileiros.

“O modelo que adotamos até hoje é o mesmo desde que o Brasil virou República”, situa a dirigente do PT, para quem o padrão existente está bem aquém do internacional e distante das necessidades nacionais.

“O Brasil merece muito mais que isso”, acrescenta, referindo-se à imperativa necessidade de tornar os órgãos de controle e segurança nacionais mais democráticos e de destinar investimentos compatíveis ao aperfeiçoamento e atualização do setor.

“Queremos um novo modelo de segurança à altura do nosso povo”, reforça Gleide.

Especialistas do setor, como Luís Eduardo Soares, Michel Misse e Luís Antônio Bouldens, da Federação Nacional de Policiais Federais, estão entre os palestrantes e mediadores que vão participar da agenda de debates.

Gleide informa que os temas da programação são amplos, variados e com viés internacional, para que as reflexões do encontro resultem uma nova política de segurança pública para o país. Foram convidados especialistas estrangeiros especialmente para um dos painéis do encontro.

“Queremos sair do evento com ampla base teórica para que possamos aprovar uma política à altura do governo que construímos em 13 anos”, insiste.

Gleide destaca entre os temas sob análise a proposta de se rever o inquérito policial, a desmilitarização das forças policiais, aplicação de padrões de investigação modernos e uma abordagem atualizada do combate à corrupção.

“A maioria dos países do mundo já se libertaram do inquérito policial. Já é hora de pôr fim a ele”, observa.

“As vagas são limitadas a 200, divididas entre os estados, para público prioritariamente de simpatizantes e militantes. Os interessados podem se inscrever eletronicamente ou contatar os diretórios de Minas ou estaduais do PT, além do PT Nacional”, orienta.

Faça a inscrição online aqui.

Confira aqui a programação.

Dia: 03/12
8h – Credenciamento
9h – Abertura oficial
10h – 1a Mesa – Tema: Reflexões sobre o inquérito policial e a modernização da investigação policial no Brasil

Conferencista: Michel Misse – Doutor em Sociologia – Professor da UFRJ e Diretor do Núcleo de Estudos
em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) da UFRJ
Mediadores:
• Luís Antônio Boudens – Vice-Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF)
• José Robalinho Cavalcanti – Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)
• Guaracy Mingardi – Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP)

14h 2a mesa Tema: O modelo policial brasileiro e o Ciclo Completo

Conferencista: Ricardo Brisolla Balestreri – Exerceu o cargo de secretário nacional de segurança pública no Ministério da Justiça. Participou, como Consultor Independente, do Núcleo de Acompanhamento da Execução do Programa Nacional de Direitos Humanos. Presidiu a Anistia Internacional – Seção Brasileira.

Mediadores:
• Cel. PMSC Marlon Jorge Teza – Presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME)
• Reginaldo Lopes – Dep. Federal PT/MG, Coordenador da Frente Parlamentar pelas Policias de Ciclo Completo   
 
16h45 – 3° mesa Tema: Desmilitarização das polícias brasileiras

Mesa Redonda:
 . Nilmário Miranda – Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania/ MG

• Vanderlei Ribeiro – Presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (ASPRA/RJ)
• Alberto Kopittke – Advogado e Mestrando em Ciências Criminais na PUC/RS – Ex-Secretário de Segurança Pública e Cidadania em Canoas/RS – Vereador por Porto Alegre/RS

Dia 4/12 (sexta-feira)

9h – Apresentação de Pesquisa sobre Segurança Pública
Apresentadora: Vilma Bokany – Coordenadora do NEOP (Núcleo de Estudos e Opinião Pública da FPA), cientista social, mestra em Ciências Sociais pela PUC/SP

9h30 – 1° mesa Tema: Modernização do Sistema Prisional

Mesa Redonda:
• Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro – Doutora em Sociologia – Professora do UFMG e pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP)
• Camila Caldeira Nunes Dias – Doutora em Sociologia – Professora da UFABC e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP
• Wadih Damous – Dep. Federal PT/RJ, Ex-Presidente da Comissão da Verdade RJ, Ex-Presidente da OAB/RJ
• Cristiano Silveira – Dep. Estadual PT, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG

11h – 2° mesa Tema: A Atividade de Inteligência no Combate à corrupção.

Mesa Redonda:
• Vladimir de Paula Brito – Doutor em Ciência da Informação – Agente de Polícia Federal
• Gilson Libório de Oliveira Mendes – Coronel Mestre em Aplicações Militares, Diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas da CGU
• Priscila Carlos Brandão – Pós-Doutora em Ciências Sociais – Professora da UFMG e Coordenadora do Centro de Estudos de Inteligência Governamental da UFMG   
 
14h30 – 3° mesa Tema: Reforma da Carreira Policial no Brasil

Mesa Redonda:
• Letícia Godinho de Souza – Pesquisadora em Ciência e Tecnologia da Fundação João Pinheiro;
Docente e Diretora Geral da Escola de Governo da FJP.
• Christian Ribeiro Guimarães – Vice-Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (SINPEF/MG)

– Pedro da Silva Cavalcanti – Presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF)

-Elisandro Lotin de Souza – Presidente da Associação Nacional de Praças Entidades Representativas de Praças Policiais e Bombeiros Militares Estaduais (Anaspra)

16h30 – 4° mesa
Tema: Reforma Policial na América Latina

Mesa Redonda:
• Marcelo Fabián Saín – Mestre em Ciências Sociais com especialização em Ciências Políticas pela FLACSO, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP
• Jacqueline de Oliveira Muniz – Pós-doutora em Estudos Estratégicos e Doutora em Ciência Política, Professora da Faculdade de Direito da UFF
   
Serviço
Dias 3 e 4 de dezembro de 2015
Debate sobre Segurança Pública no Brasil
Hotel San Diego – Av. Álvares Cabral, 1181, Lourdes – Belo Horizonte, MG
Fone: (31) 3339 – 3000
Transmissão ao vivo pela tevêFPA

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias