Artigo de André Bojikian Calixtre publicado pela FES mostra que o processo de redução da desigualdade na década de 2000 é extraordinário e único no Brasil
Ano 3 – nº 161 – 7 de maio de 2015
Redução da desigualdade nos anos 2000
Artigo de André Bojikian Calixtre publicado pela Friedrich Ebert Stiftung (FES) mostra que o processo de redução da desigualdade observado na década de 2000 é extraordinário e único na história do Brasil. Esse processo ocorre fundamentalmente com a redução da desigualdade de renda, devido à melhoria de diversos índices do mercado de trabalho (amplamente detalhada no artigo pelo autor) e a ampliação das políticas sociais. No entanto, segundo o estudo, a desigualdade da distribuição patrimonial durante esse período parece permanecer. Infelizmente, a falta de dados disponíveis para a realização de pesquisas sobre a riqueza no Brasil é um limitador nos estudos nesse campo. Um dos indicadores que o autor utiliza no texto para se aproximar das outras formas de desigualdade brasileira é o acesso a direitos. Segundo o autor, profundas desigualdades estão ainda presentes no país, se feita uma análise para além da renda: a tabela abaixo mostra grandes diferenças quanto à renda no acesso à educação, moradia, saúde e bancarização.
Características sociais dos domicílios relativas à “Metodologia da Nova Classe Média”, 2008 – 2009
Fonte: Calixtre, 2014
O autor também argumenta que a regressividade da carga tributária brasileira é um limite para a diminuição da desigualdade no país, na medida em que proporcionalmente os pobres arcam com maior carga tributária em relação à renda que os ricos.
Para ler mais:
Nas fronteiras da desigualdade brasileira: Reflexões sobre as décadas de 1990 e 2000 – André Bojikian Calixtre leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.