Argentina, Uruguai e COP 30 são temas do Janela Internacional
No programa Janela Internacional que estreou em 30 de outubro, o diretor de Cooperação Internacional da Fundação Perseu Abramo, Valter Pomar, comenta o
julgamento da ação contra a mineradora britânica BHP Billiton, que busca responsabilizá-la pelo rompimento da barragem do Fundão, na cidade de Mariana, Minas Gerais, em 2015, que devastou o meio ambiente local com lama tóxica e fez 19 vítimas fatais. Os efeitos foram sentidos ao longo dos rios que escoaram os dejetos, chegando ao Oceano Atlântico.
E relata que organismos de direitos humanos criticaram a fala de Javier Milei sobre Cristina Fernández, quando disse em entrevista no dia 21 que “gostaria de meter o último cravo no caixão do kirchnerismo, com Cristina dentro”. Cristina tem criticado a gestão de Milei.
Sobre o Uruguai, as eleições para Presidência, Senado e Câmara de deputados ocorridas no dia 27 foram também tema do programa. As pesquisas para presidência davam vitória para Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, de esquerda, com uma média de mais de 40% dos votos, mais de 20% a frente do segundo colocado oficialista, Álvaro Delgado. Além disso, este dia houve dois plebiscitos: uma reforma previdenciária para permitir diminuir a idade da aposentadoria, promovida pela central sindical PIT-CNT, e uma alteração na Constituição, promovida pela ala conservadora do governo, para permitir que o Estado possa efetuar busca e apreensão noturnas. Ao todo foram 11 candidatos e o resultado das urnas confirmou as expectativas: Orsi, com 43,9%, e Delgado, com 26,7%, garantiram presença no segundo turno em 24 de novembro.
Por fim, na última parte do programa, o convidado Secretário Municipal de Gestão e Planejamento de Belém João Cláudio Tupinambá Arroyo fala sobre a COP 30.