Ciclo debate a educação como um direito
A Fundação Perseu Abramo realizará no dia 20 de julho, às 18h, o terceiro encontro do ciclo de debates “2 de Julho: 200 anos da luta de um povo”. A mesa discutirá A educação como um direito: avanços, limites e perspectivas da Lei de Cotas e obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura afro-brasileira, com a presença de Dyane Brito (UFRB), Paula Barreto (UFBA), Rodrigo Ednilson (UFMG) e Rosana Heringer (UFRJ).
O debate acontecerá presencialmente no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB), na cidade de Cachoeira, na Bahia. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube.
A atividade integra o conjunto de debates celebrados em razão do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, comemorado em 02 de julho. A Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política, em parceria e curadoria com professores das universidades públicas do estado da Bahia, está promovendo este ciclo como maneira de contribuir em torno das comemorações sobre esta efeméride.
O objetivo é não só discutir o evento historiográfico em si, mas, sobretudo, tomar este marco político de resistência um ponto de partida para discussões que atravessam a história brasileira desde a independência e são caras ao debate político contemporâneo. Convidamos a todas e todos para participarem conosco dessa fundamental discussão no cenário brasileiro: A educação como um direito!
Haverá certificação para os participantes presenciais.
Convidadas e convidados:
Dyane Brito é professora Associada III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (2020-2024). Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Política Social e Territórios(POSTERR/UFRB) e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É Pós Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação(UFBA),
Paula Barreto é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do Laboratório/Programa A Cor da Bahia: Programa de Pesquisa e Formação sobre Relações Raciais, Cultura e Identidade Negra na Bahia
Rodrigo Ednilson é doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é integrante da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.
Rosana Heringer é doutora em Sociologia (IUPERJ/UCAM), Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES).
Debates já realizados
Abertura e Aula Pública: 200 anos de luta de um povo
– Elen Coutinho – Fundação Perseu Abramo
– Penildon da Silva Filho – Vice Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
– Fábio Josué Souza dos Santos, Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
– Alessandro Fernandes de Santana, Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
– Sérgio Guerra Filho – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Mídia, opinião pública e política: o papel da imprensa e das redes sociais na contemporaneidade
– Patrícia Valim, professora de História da Bahia/UFBA e coordenadora da série “MÁTRIA BRASIL” publicada semanalmente na Folha de São Paulo.
– Rodrigo Perez, doutor em história social pela UFRJ, professor do departamento de história da UFBA e analista político.
– Valdei Araújo, presidente da Associação Nacional de História – Anpuh e Professor de História da UFOP. Autor de diversos artigos e livros sobre história do Brasil.
Assista em https://www.youtube.com/watch?v=Mscf26LzOwo
Próximos painéis
– Movimentos sociais, resistência e questão fundiária no Brasil
– Processos de independência: resistência e sublevações regionais no Brasil
PARCERIA
Fundação Perseu Abramo – Centro Sérgio Buarque de Holanda, Documentação e Memória Política
Centro de Artes, Humanidades e Letras – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGH/UESC)
Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal da Bahia (PPGH/UFBA)
Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local – Universidade do Estado da Bahia (PPGHIS/UNEB)