Na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, Pauta Brasil, com mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo, ouviu Elvino Bohn Gass e José Giacomo Baccarin sobre inflação de alimentos e a relação com segurança alimentar.

José Giacomo Baccarin é professor de Economia Rural da Unesp, campus de Jaboticabal (SP). Estuda a internacionalização da agricultura brasileira e seus impactos nos preços ao consumidor no Brasil. Ele abordou aspectos que impactam na qualidade dos alimentos como sustentabilidade, mercado internacional e os sucessivos desinvestimentos aplicados desde Temer até os dias de hoje.

Para ele, é preciso “controle sobre a exportação quando os preços sobem demais e investir na agricultura familiar, que é de onde vem o alimento com qualidade, que só é conseguida com diminuição dos preços. A preservação ambiental é outro ponto de garantia nutricional”, explicou.

Elvino Bohn Gass é pós-graduado em Gestão Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente exerce seu terceiro mandato de deputado federal pelo PT do Rio Grande do Sul. O deputado concorda que a fome tem pressa e que falta ao país uma visão que englobe segurança alimentar e nutricional.

Não basta consumir alimentos, eles precisam ser de qualidade para ser bom para a saúde. Precisamos de educação ambiental e ação diferenciada”. Ele relacionou os diversos desastres ambientais das últimas semanas: “as catástrofes ambientais irão fazer a fome aumentar”, disse.

O país no Mapa da Fome, as ações irresponsáveis de Bolsonaro com relação ao meio ambiente e o impacto na produção de alimentos e na alimentação da população, entre outros assuntos estiveram no debate de hoje. Assista a íntegra do programa aqui

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aquie acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`