O programa de Cultura da tvPT desta sexta-feira (23) traz como convidada a arte-educadora, professora e produtora audiovisual Daiane Pettine. Formada em Arte e Pedagogia, ela é especialista em Arte na Educação e integra a coordenação do bloco afro paulistano Ilú Obá De Min.

Ensaio do Ilú Obá de Min na Ocupação Nove de Julho. Crédito: Vanderlei Yui

Atunko significa ensaio, na língua Yorubá. Durante os ensaios que antecederam o Carnaval de 2020, no qual o Ilú homenageou Lia de Itamaracá, Daiane concebeu e dirigiu a websérie Atunko, em 17 episódios, que em seguida inspirou um longa-metragem exibido no início deste ano. No último dia 11, Atunko foi indicada no maior festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, como melhor série de Diversidade, e concorre também na categoria Voto do Popular, com votação aberta ao público no site do festival.

Equipe de Produção de Atunko: Josi Lima, Ju Rosa, Dai Pettine, Carol Michaella e Maíra Berutti. Crédito: Bia Carmo.

A produção foi realizada de forma totalmente independente por cinco mulheres negras que compõem o bloco: Josi Lima, Ju Rosa, Carol Michaella e Maíra Berutti, além da diretora Daiane. Surgiu do desejo de compartilhar e eternizar as transformações internas das mais de 400 mulheres que compõem o  Ilú Obá De Min, valorizando a autonomia de mulheres negras para narrarem a sua própria história. Os episódios estão dispníveis no Youtube e revelam transformações das integrantes a partir dos ensaios para o cortejo de Carnaval, falando sobre ancestralidade, tambores, afetos, belezas, migrações, rua e resistência.

A tvPT pode ser assistida ao vivo no canal do Youtube do PT e no perfil do partido no Facebook. Os programas permanecem gravados e à disposição no Youtube.

Assista também à Websérie Atunko.

 

`