Desemprego, recessão, empresas fechando, famílias sem renda e sem perspectiva de ter dinheiro no bolso ou comida na mesa. Um desgoverno em ação que, em meio a uma pandemia gigantesca, bate cabeça, toma atitudes equivocadas, não respeita a ciência ou o bom senso e coleciona uma série de problemas, seja no campo econômico, político e social.

A tvPT irá ouvir na manhã desta sexta-feira, 5 de junho, as análises e opiniões da economista Ana Luíza Matos de Oliveira e do ex-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto. A partir das 11 horas, por meio das redes sociais, Ana e Paulo vão comentar a conjuntura econômica, o estrago que a pandemia fez no setor das pequenas e microempresas e na vida de todos os trabalhadores de uma maneira geral.

Ana Luíza Matos de Oliveira é economista Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Campinas (Unicamp). Por alguns anos assinou os textos de análise dos dados sociais para o grupo de conjuntura da Fundação Perseu Abramo. Paulo Okamoto, atualmente, é presidente do Instituto Lula e foi presidente do Sebrae entre 2003 e 2010, durante os governos Lula.

Dados do mercado informal e os números do desemprego, assim como a situação das pessoas que não receberam ainda o auxílio emergencial, estarão na pauta do programa, que pretende aumentar o alcance do debate sobre a importância de lidar com questões econômicas sem  desvinculá-las dos temas sociais urgentes.

O programa pode ser assistido pelos canais do PT Brasil  no Youtube e no Facebook.

 

Situação socioeconômica do país na pandemia