O Google disponibilizou na internet relatórios de padrão de mobilidade que permitem analisar as respostas às orientações de distanciamento social relacionadas ao COVID-19. Confira alguns dados do relatório, traduzido por Clara Brenck, da equipe do Observatório:

 

Mudanças de mobilidade

O Google preparou este relatório para ajudar você e as autoridades de saúde pública a entender as respostas às orientações de distanciamento social relacionadas ao COVID-19. Este relatório não deve ser usado para diagnóstico médico, fins prognósticos ou de tratamento. Também não pretendemo que ele seja usado para orientação sobre viagens e planos pessoais.

A precisão da localização e o entendimento das categorias de lugares variam de região para região, portanto, não recomendamos o uso desses dados para comparar alterações entre países ou entre regiões com características diferentes (por exemplo, áreas rurais versus áreas urbanas).

Deixaremos regiões fora do relatório se não tivermos níveis de dados estatisticamente significativos para ela. Para saber como calculamos essas tendências e preservamos a privacidade, leia Sobre esses dados.

 

Varejo e recreação

Tendências de mobilidade para lugares como restaurantes, cafés, shopping centers, parques temáticos, museus, bibliotecas e cinemas.

 

Supermercados e farmácias

Tendências de mobilidade para lugares como supermercado, mercados, armazéns de alimentos, mercados de agricultores, lojas de alimentos especializados, drogarias, e farmácias.

 

Parques

Tendências de mobilidade para lugares como parques nacionais, praias públicas, marinas, parques para cães, praças, e jardins públicos.

 

Estações de transporte 

Tendências de mobilidade para lugares como transporte público e hubs como estações de metrô, ônibus e trem. 

 

Local de trabalho

Tendência de mobilidade para locais de trabalho

 

Residencial

Tendências de mobilidade para locais de residência

 

Sobre esses dados

Esses relatórios mostram como a duração e o número de visitas em diferentes lugares mudam em comparação com um “valor base”. Calculamos essas mudanças usando o mesmo tipo de agregação e anonimização dos dados usados ​​para mostrar horários populares em lugares no Google Maps. 

As alterações para cada dia são comparadas a um valor  base para esse dia da semana:

  • O valor base é o valor mediano, para o dia da semana correspondente, durante o período de 5  semanas: de 3 de janeiro a 6 de fevereiro de 2020.
  • Estes relatórios mostram as tendências nas várias últimas semanas, com os dados mais recentes representando cerca de 2-3 dias atrás – tempo necessário para produzir os relatórios.

Quais dados estão incluídos no cálculo depende das configurações do usuário, conectividade e se atende ao limite de privacidade ou não. Se o limite de privacidade não é atingido (quando algum lugar não está cheio o suficiente para garantir o anonimato) não mostramos alteração para o dia.

Incluímos categorias que são úteis para distanciamento social, bem como acesso a serviços essenciais.

Calculamos essas informações com base em dados de usuários que ativaram o Histórico de Localização da Conta do Google, de modo que os dados representam uma amostra de nossos usuários. Como com toda amostra, isso pode ou não representar a comportamento exato de uma população mais ampla.

 

Preservando a privacidade

Esses relatórios foram desenvolvidos para ajudar enquanto aderimos ao nosso rigoroso protocolo de privacidade e protegemos a privacidade das pessoas. Nenhuma informação de identificação pessoal, como um localização, contato ou movimento do indivíduo, é disponibilizado a qualquer momento.

As informações nesses relatórios são criadas com conjuntos de dados agregados e anônimos de usuários que ativaram o Histórico de Localização, que está desativada por padrão. As pessoas com o Histórico de Localização ativado podem optar por desativá-lo a qualquer momento pela sua Conta do Google e sempre podem excluir os dados do Histórico de Localização diretamente da sua Linha do tempo.

Esses relatórios são alimentados pela mesmo tecnologia mundial de anonimização de classe que usamos em nossos produtos todos os dias e que mantém seus dados de atividade privados e seguros. Esses relatórios usam privacidade diferencial, o que adiciona ruídos artificiais aos nossos conjuntos de dados, permitindo resultados de alta qualidade sem individualmente identificar as pessoas. Essas proteções de preservação da privacidade também garantem que o número absoluto de acessos não seja compartilhado.

Clique aqui para ver este relatório completo, em inglês.

Para ver o último relatório, acesse: google.com/covid19/mobility

`