O Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo disponibiliza on-line o Jornal Brasil Agora, tornando assim acessível todos os jornais de circulação nacional do Partido dos Trabalhadores.

O Jornal Brasil Agora foi uma publicação lançada pelo Partido dos Trabalhadores, em 1991, que circulou nacionalmente até 1996. Reconhecido pelo “cachorrinho”, personagem criado pelo cartunista Ohi que se tornou uma marca do jornal, em seu auge a publicação alcançou grande tiragem, o que lhe permitiu cobrir mais da metade de seu custo operacional. Firmou-se como uma das mais importantes publicações alternativas nos anos 1990. Os temas abordados nas matérias tratam dos principais fatos políticos ocorridos na primeira metade da década, entre eles o impeachment do Fernando Collor, campanhas eleitorais, conjuntura política, além de temas internacionais como a situação do regime cubano e o colapso da União Soviética. O jornal finalizou suas atividades devido a divergências, sobretudo em relação à linha editorial entre parte do Conselho Editorial e a Executiva do Partido, sendo o último exemplar publicado em maio de 1996. Desta forma, o PT manteve apenas o boletim PT Notícias em substituição ao Boletim Nacional como órgão informativo oficial do partido. Ao todo foram lançadas 75 edições seqüenciais, além do número “zero”, lançado como uma mostra das intenções, aberto a sugestões e críticas.

Com a disponibilização do Jornal Brasil Agora, junto aos demais jornais já disponíveis em nossa base de dados, o Jornal dos Trabalhadores, Boletim Nacional e o PT Notícias, tornamos os jornais de circulação nacional agora acessíveis de forma online. Seu conteúdo nos ajuda a compreender a jornada do partido travada ao lado dos trabalhadores ao longo de sua história.

Ao todo o acervo possui hoje mais 650 edições de jornais digitalizados, além do acervo iconográfico composto por cartazes e fotografias. Juntos somam mais de 50 mil registros integrando nossa base de dados.

Todo este conteúdo disponível nos ajuda a compreender os caminhos da história política do país ao longo de quase 40 anos. O site para consultar nosso acervo é acervo.fpabramo.org.br.

 

`