A Mandrágora, de Maquiavel, estreia em 26 de outubro no Armazém da Utopia e terá temporada gratuita. Esta é a terceira montagem da Companhia Ensaio Aberto em 2019. Maquiavel, em tempos em que expor a verdade era um perigo, alerta aos espectadores: “Se um velho imbecil, um frade astuto, um parasita matreiro e corrupto serão hoje o vosso passatempo, a culpa não cabe ao autor, e sim ao seu tempo”.
Um céu de Galileu. Um quadro de Bruegel. Uma praça pública. Nenhuma cena é privada. Tudo se passa na rua, numa piazza de Florença. Maquiavel, o fundador do pensamento político moderno, coloca em evidência as contradições entre o público e o privado, nessa obra máxima do teatro italiano renascentista, a comédia popular A Mandrágora.

A encenação da Companhia Ensaio Aberto parte da tradição dos praticáveis e da oralidade como tradição. Uma trupe de menestréis, mambembes e brincantes, garimpeiros do ouro teatral.

“É o povo em ação. O povo como agente histórico. A cena popular, a partir da história contada pelo povo. O povo, como em Peter Burke, que não tinha nenhum sentido de individualidade: o indivíduo se dispersava na comunidade. Ou o povo de Bakhtin: corpo popular, coletivo e genuíno”, destaca o diretor da Companhia, Luiz Fernando Lobo.

No Brasil, a peça foi montada por vários grupos e diretores entre as décadas de 1960 e 1970, com destaque para a histórica montagem do Teatro de Arena, dirigida por Augusto Boal, com os atores Gianfrancesco Guarnieri, Juca de Oliveira, Milton Gonçalves e Paulo José.

Sobre o autor
Nicolau Maquiavel viveu a transição do século 15 para o 16, período com transformações radicais nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais europeias, provenientes, sobretudo, da ascensão da classe burguesa. Contemporâneo de Da Vinci e Galileu, entre outros, presenciou o conflito iminente entre a burguesia e os poderes da Igreja e da nobreza. Foi preso, torturado e exilado. No período do exílio escreveu suas obras principais, dentre as quais A Mandrágora, sua comédia mais famosa, publicada em 1524.

A Mandrágora
De 26 de outubro a 1 de dezembro
Sextas, sábados, domingos e segundas às 20h
Local: Armazém da Utopia
Av. Rodrigues Alves, 299 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, (21) 2516-4893 (21) 2516-4857
[email protected]

`