Um estudo síntese da Universidade de Cambridge, que analisou outros trezentos estudos similares, indicou uma forte correlação entre a intolerância ao glúten e o consumo indireto do herbicida glifosato, presente no agrotóxico Roundup, da Bayer, um dos mais utilizados no mundo, e principalmente, no Brasil.

O estudo apontou que os sintomas da chamada “intolerância ao glúten” são muito semelhantes aos sintomas gerados pelo glifosato. Ambos afetam o sistema digestivo e reduzem exatamente as mesmas enzimas e bactérias digestivas. Também abalam as estruturas da parede intestinal, o que deixa o intestino frequentemente “solto”. As consequentes deficiências em minerais específicos, e necessários para o bom funcionamento do organismo humano, também são idênticas.

Outros estudos corroboram esta tese. Estatísticas da American Cancer Society mostram que a incidência de linfomas (um tipo de câncer no sangue) aumentaram em 80% desde o início da década de 1970, quando o glifosato foi introduzido pela primeira vez no mercado. O número de pessoas diagnosticadas com intolerância ao glúten e doença celíaca também aumentou em proporção e período similares. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, declararam a produtora do Roundup como culpada em um processo judicial movido por um agricultor californiano que adquiriu linfoma, e, além de listarem o produto como provavelmente cancerígeno, multaram a Bayer em oitenta milhões de dólares.

Os sintomas da intolerância ao glúten possuem uma incidência quatro vezes maior na geração mais jovem. A organização francesa “Générations Futures” realizou um estudo, em 2017, onde encontrou altos níveis de glifosato na urina de todas as pessoas analisadas. Uma das formas de limpar o organismo do excesso deste componente de agrotóxico, segundo o naturopata espanhol Juan Torrontegui, é aumentar o consumo de alimentos como alho, coentro, brócolis, couve-flor e repolho, desde que não plantados com glifosato, naturalmente.

Desta forma, quando uma pessoa supõe, ou está diagnosticada, com intolerância ao glúten, uma dieta que substitua os alimentos que costumam ser alvo do glifosato no campo por produtos orgânicos, tem o potencial inclusive de diminuir, ou sanar, a intolerância ao glúten ou doença celíaca.

`