Morreu na manhã desta quinta-feira, 10 de julho, o sociólogo marxista e fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, ou Chico de Oliveira.

O velório deve acontecer na tarde de quinta-feira, no Salão Nobre, localizado no prédio administrativo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na Rua do Lago, 717.

Atividade política

Intelectual marxista, Chico de Oliveira fez de sua produção intelectual um forte elemento de formação de quadros na luta contra o capitalismo e suas contradições. Além disso, foi um dos fundadores do PT em 1980.

Em 1981, compôs a 1ª Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro, a antecessora da Fundação Perseu Abramo, e militou no partido até 2003.

Vida e obra

Chico de Oliveira nasceu em Recife (PE), em 1933. Graduou-se em Ciências Sociais em 1956 pela Universidade do Recife, hoje Universidade Federal de Pernambuco, e atuou como técnico no Banco do Nordeste e na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde chegou a cargo de chefia e trabalhou com Celso Furtado.

Foi pesquisador, diretor e presidente do Conselho Deliberativo do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou por mais de trinta anos, nos últimos dez como professor emérito.

Autor de clássicos como A Economia da Dependência Imperfeita, A Economia Brasileira: crítica à razão dualista e O Elo Perdido: Classe e Identidade de Classe, Oliveira publicou pela Fundação Perseu Abramo, o livro Classes Sociais em Mudança e a Luta pelo Socialismo, que pode ser baixado clicando aqui.

Chico de Oliveira recebeu título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Paraíba, e foi agraciado com o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas pelo livro Crítica à razão dualista/O ornitorrinco, publicado pela editora Boitempo.

O sociólogo publicou em 2018 seu último livro pela Boitempo Editorial. Brasil: Uma Biografia Não Autorizada é uma coletânea de textos inéditos e artigos publicados recentemente.

`