Estão abertas até o dia 15 de julho as inscrições para o curso de educação a distância “Mulheres na resistência – Feminismos com raça, classe, identidade de gênero, orientação sexual e recorte geracional”, iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA).

Clique aqui para se inscrever

O curso

“Mulheres na resistência – Feminismos com raça, classe, identidade de gênero, orientação sexual e recorte geracional” é um curso gratuito e aberto a petistas e a pessoas que simpatizam com as bandeiras do PT.

A crescente difusão do feminismo é fundamental, pois coloca em evidência a luta pela emancipação das mulheres. Por outro lado, também torna o feminismo alvo de disputa do mercado, no qual o capitalismo se apropria de nossas pautas para obter lucro, além do avanço desenfreado do feminismo liberal que não dialoga com a realidade das mulheres da classe trabalhadora e fortalece essa apropriação. Isso nos coloca o desafio de, ao mesmo tempo que continuar ampliando e massificando as pautas das mulheres, demarcar e construir coletivamente o feminismo petista.

A programação das aulas do curso é ampla, dividido em três blocos temáticos: “Mulheres na resistência e a luta pelos seus direitos”, “Política para todas as mulheres, a nossa luta há de barrar os retrocessos” e “Construindo um projeto democrático, popular e feminista”.

O curso é estruturado nos três blocos temáticos, com um total de 15 aulas. Cada aula tem até uma hora de duração. Os professores são lideranças na esquerda e referências na luta pela conquista e garantia de direitos.

A meta é mobilizar e inscrever cerca de mil pessoas de todo o Brasil, combinando o diálogo nas bases, a organização dos coletivos, a animação dos ativistas e a formação política, de modo a fortalecer o PT e todo movimento de Direitos Humanos.

Programa
Aula 1 – Um breve histórico do feminismo
Aula 2 – O patriarcado, o capitalismo e as ameaças aos nossos corpos
Aula 3 – Direitos conquistados, equidade de gênero, políticas públicas e seus retrocessos
Aula 4 – De onde vem a “ideologia de gênero”? um projeto reacionário internacional
Aula 5 – Mulheres, direitos humanos no Brasil, todas as violências
Aula 6 – As mulheres querem se aposentar! O risco do desmonte golpista da Previdência
Aula 7 – Somos trabalhadoras e temos direitos! A precarização do trabalho e o desemprego no golpe
Aula 8- Resistência! Saúde integral da mulher: saúde mental, física e emocional
Aula 9 – A economia solidária e criativa e o papel da cultura na emancipação das mulheres
Aula 10 – Mulheres das águas, dos campos, das florestas
Aula 11- Mulheres diversas têm direitos específicos! Lésbicas, bissexuais e transexuais na resistência
Aula 12 – Mulheres negras e o racismo estrutural na sociedade capitalista
Aula 13 – Feminismos: uma nova geração para lutar
Aula 14 – Ocupar a política para transformar a vida das mulheres! A importãncia da luta coletiva
Aula 15 – Projeto democrático e popular

`