Morreu na manhã desta terça, 9 de outubro, o professor Otávio Soares Dulci, doutor em Ciência Política. Umas das abordagens mais frequentes nos escritos e palestras de Otavio era o processo de construção da democracia em oposição ao fascismo.

Um de seus trabalhos mais recentes foi o ensaio Fascismos Ontem e Hoje, parte do livro Estamos Vivos – A Volta Será Pior, lançado em 2015.

“Há perdas ou risco de perdas [no Brasil] para os diversos grupos da sociedade. Uns empurram para outros os custos da crise. Então, cresce a insegurança quanto ao futuro. Daí a intolerância, a busca por bodes expiatórios, a negação da política como campo de negociação de interesses, o apelo a soluções violentas. Já conhecemos essa trajetória para a barbárie e não podemos deixar que ela se repita”, adverte o professor na conclusão do ensaio.

Irmão do ex-ministro Luiz Dulci e pai de Luiza Dulci, conselheira da Fundação Perseu Abramo, Otávio colaborou em diferentes momentos com projetos da FPA. Otávio Dulci era casado com a professora de História Maria Eliza Linhares Borges.

Dulci, que foi professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG de 1972 a 2013, será velado na Funeral House (avenida Afonso Pena, 2.158, 1º andar, sala 2), a partir das 18h.

“Dentre as diversas possibilidade de mencionar o companheiro Octávio Dulci, certamente a sua postura de professor sintetiza a sua valiosa contribuição à esquerda brasileira e de modo particular a Minas Gerais. Ele que sempre nos levou a refletir sobre a construção da democracia de uma forma didática e profunda nas salas de aula da PUC Minas, UFMG, nos debates e análises de conjuntura. Otávio ministrou a aula “Brasil: para onde vamos”, recentemente no encontro do curso de difusão da FPA em Belo Horizonte, levando-nos a refletir sobre os desafios contemporâneos. Além de suas contribuições públicas sentiremos muito a ausência de um professor que potencializa a formação política com generosidade e relevância analítica”, comenta Isabel dos Anjos Leandro, da direção da Perseu.

Entre as colaborações de Otávio Dulci em publicações da Perseu Abramo, destacamos o livro Reforma Política Necessária (2015), em que assina o ensaio Representatividade e Governabilidade no Legislativo: o Controle da Fragmentação Partidária.

 

`