Com informações da CUT e da Rede Brasil Atual

O chamado “Dia do Basta”, nesta sexta-feira (10), terá atos em todo o país, com destaque para a concentração na Avenida Paulista, em São Paulo, diante da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp). “O símbolo do empresariado brasileiro, porque são os empresários os reais construtores desse golpe que destruiu a legislação trabalhista e piorou a nossa vida, empobreceu a classe trabalhadora”, afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.

O dia nacional de protesto é convocado pelas centrais sindicais e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. “Vamos mostrar a nossa resistência à tragédia que se abateu sobre este país desde o golpe, em 2016”, diz Vagner.

“Vamos mandar um recado aos golpistas, dar um basta ao desemprego, ao bico no lugar de trabalho formal com carteira assinada, à desesperança de 65 milhões de brasileiros e brasileiras que, desempregados, não encontram mais forças para buscar espaço no mercado de trabalho”, acrescenta o dirigente da CUT.

A data foi aprovada em junho pelas centrais, juntamente com a chamada “agenda prioritária da classe trabalhadora”, com 22 propostas das entidades para os candidatos nas eleições deste ano.. Alguns candidatos já receberam o documento, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT), além da então pré-candidata do PCdoB, Manuela D´Ávila, e líderes partidários no Congresso.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, é dia de demonstram indignação contra a retirada de direitos. “Vamos tomar a Avenida Paulista. Todo o estado de São Paulo está representando. Estaremos lá, demonstrando a nossa força para dizer que o país que nós queremos não é o que está aí colocado.”

“É um dia nacional de luta de todas as categorias contra o desemprego e a retirada de direitos. Mas também é um momento em que os bancários mostrarão aos banqueiros que não aceitarão a retirada de direitos e que querem aumento real”, afirma a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

Os bancários de São Paulo também aprovaram participação no dia de protesto. Agências localizadas em algumas regiões não devem funcionar no período da manhã.

No Rio de Janeiro, os bancários farão vigília a partir das 6h na Central do Brasil, seguida de ato público ao meio-dia no Boulevard da Avenida Rio Branco, no centro. Está prevista uma manifestação unificada às 16h, na Praça XV.

Confira algumas das mobilizações previstas para amanhã, em todo Brasil:

AMAPÁ

A partir das 8h tem ato na Praça da Bandeira, em Macapá.

CEARÁ

Às 9h tem ato em Fortaleza, na Praça Clóvis Beviláqua (conhecida também como Praça da Bandeira), no centro da capital cearense. A atividade será seguida de caminhada pelas principais ruas do bairro.
Atividades no interior do Estado: 
Limoeiro do Norte (Região Jaguaribana)
Horário: 7h
Local: Praça do Banco do Nordeste – Centro
Itapipoca
Horário: 8h
Local: Praça dos Motoristas (Av. Anastácio Braga, S/N – Centro)
Madalena
Horário: 7h
Local: Praça Salviano de Pinho (Av. Antônio Costa Vieira, S/N)
Quixadá (Sertão Central)
Horário: 8h
Local: Praça da Catedral – Centro
Juazeiro do Norte (Região do Cariri)
Horário: 8h30
Local: Praça da Prefeitura

BAHIA

Em Salvador, as paralisações começam às 5h nas bases, depois tem caminhada no Comércio (Mercado Modelo), às 9h.
Feira de Santana – 8h30 – mobilização na Praça Nordestino e caminhada pelas ruas da cidade.
Teixeira de Freitas – 8h –  manifestação na Praça da Antiga Rodoviária e caminhada pelas ruas da cidade.
Itamaraju – 8h – manifestação em frente à Câmara de Vereadores.
Porto Seguro – 8h – atraso na abertura de agências bancárias e manifestação de funcionários públicos e bancários na Praça do Cabral.

DISTRITO FEDERAL

Brasília: Panfletagem às 5h, na CSG 06 Taguatinga na saída para samambaia, próxima à CPRV; greve com panfletagem na portaria dos Ministérios às 9h; ato em frente ao Ministério da Fazenda contra a emenda 95 (Bloco P, Esplanada dos Ministérios), às 9h; além de aulas públicas organizada pelo Sinpro-DF.

ESPÍRITO SANTO

Em Vitória, acontecerá uma carreata pelas principais avenidas da capital capixaba até a Praça Costa Pereira, no centro da cidade. A concentração terá início às 6h da manhã em frente a Universidade Federal do Espírito Santo, com saída prevista às 9h.
Na Praça, haverá advogados para explicar à população os efeitos da cruel reforma trabalhista. Os CUTistas também irão denunciar o que vai acontecer no atentado à soberania nacional, se for concretizada a privatização dos Portos e Petrobras.

GOIÁS

Lançamento da Marcha Nacional Lula Livre – Coluna Nordeste, às 17h, em Formosa.

MATO GROSSO

Em Cuiabá haverá Ato Público, às 16h, na Praça Ipiranga.

MATO GROSSO DO SUL

Em Campo Grande, acontece passeata, com concentração confirmada para a Praça do Rádio, no centro da cidade, a partir das 8h da manhã.
Nenhuma escola vai funcionar no Dia Nacional do Basta em todo o estado. Além disso, os educadores e educadoras irão fazer uma passeata pelas ruas de Campo Grande para dizer basta de desemprego, de retirada de direitos, de arrocho salarial, entre outros retrocessos dos governos do ilegítimo de Michel Temer (MDB-SP) e do tucano Reinaldo Azambuja Silva, governador do MS.
Dourados também terá protesto, com concentração a partir 8h da manhã, na Praça Antônio João, centro.

MINAS GERAIS

Concentração na Praça Afonso Arinos, centro de Belo Horizonte, às 11h.

PARANÁ

Ato em frente à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A atividade está marcada para às 11h da manhã na Avenida Cândido de Abreu, no centro cívico de Curitiba.

PERNAMBUCO

Ato político na Praça da Democracia – Derby, Recife, a partir das 15h.

PIAUÍ

Ato na Praça Rio Branco em Teresina, com concentração a partir das 8h.

RIO GRANDE DO SUL

Em Porto Alegre, a concentração terá início às 8h30, em frente à sede da Fecomércio (Avenida Alberto Bins, 665). Depois, os manifestantes sairão em caminhada até a Praça da Matriz, onde será realizado, às 10h, um ato em frente ao Palácio Piratini. Na sequência, os manifestantes seguirão até o Foro Trabalhista de Porto Alegre (Avenida Praia de Belas, 1432). Lá, eles participarão, às 11h, do ato promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) em defesa da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais.
Também estão organizadas atividades em várias cidades do interior do Estado, como em Santa Maria, Novo Hamburgo, São Lourenço do Sul, Passo Fundo, Guaíba, Sapiranga e São Leopoldo.

RIO GRANDE DO NORTE

Em Natal, concentração em frente ao Sindiserpum, às 7h30.

RIO DE JANEIRO

Ato com shows e atividades culturais na Praça XV, a partir das 16h, no centro da capital.
Em Angra dos Reis, haverá ato com microfone aberto de diálogo com a população a partir das 7h45 no Porto de Angra.

RORAIMA

Na capital Boa Vista, entre às 8h e 11h, acontecerá ato público na Praça do Centro Cívico, no centro da cidade.

SANTA CATARINA

Acontecerão mobilizações em todas as regiões do estado, com atividades em Criciúma, Joinville, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Blumenau, Apiúna, Lages, Curitibanos, Xanxerê, Concórdia, Chapecó e Florianópolis.
Florianópolis: ato com concentração às 15h, na Udesc;
Joinville: ato na Praça da Bandeira, às 16h.
São Bento do Sul: panfletagens nas empresas;
Jaraguá do Sul: panfletagem no terminal do entorno da Escola Abdon Batista e IFSC, às 7h.
Apiúna: panfletagem na BR-470, às 9h30;
Blumenau: pangletagem nas fábricas, às 8h, e nos terminais de ônibus do Aterro e Fonte, às 17h;
Caçador: panfletagem com concentração no SITICOM, às 14h.
Ponte Alta: mobilização na BR-116, às 9h;
Curitibanos/Lages: panfletagens e mobilização na cidade;
Criciúma: ato no terminal Central, a partir das 7h;
São Miguel do Oeste: panfletagem às 5h nos frigoríficos e 8h30 no centro.
Xanxerê e Concórdia: panfletagem na cidade.
Chapecó: ato na Gered, às 9h; panfletagem nas empresas às 13h30; panfletagem na Universidade Federal Fronteira Sul, às 19h.
No Oeste do Estado acontecerão panfletagens em outros municípios que não são polos.

SERGIPE

Em Sergipe não haverá aula em nenhum município do estado. Vão parar as escolas das redes municipal e estadual e a Federal – trabalhadores e professores da UFS também farão protesto na entrada do Campus em São Cristóvão e não haverá aula no campus da UFS de Aracaju.
Os sindicalistas e trabalhadores farão protestos pela manhã na porta da fábrica de fertilizantes da Petrobras (Fafen), na sede do INSS (Av. Ivo do Prado) e outros locais de trabalho.
No período da tarde, a partir das 15h, todos os sindicados, trabalhadores do campo e da cidade e movimentos sociais organizados pela Frente Brasil Popular vão se concentrar na Praça General Valadão para um grande ato na capital do estado, em Aracaju.

`