Diálogo noturno com um homem vil, em cartaz no Ágora Teatro, em São Paulo, até 24 de junho, mostra o perturbador encontro entre a vítima e seu carrasco na noite em que a execução do primeiro será consumada. Com ironia e amargura, o escritor, interpretado por Aílton Graça, dialoga com o assassino, vivido por Celso Frateschi, sobre princípios éticos de justiça e liberdade.

O encontro insólito, que por si só expõe uma situação de exceção, é ainda mais perturbador quando contextualizado na atual realidade brasileira, embora o texto, adaptado de uma peça radiofônica escrita pelo suíço Friederich Dürrenmatt, seja de 1953. O autor refletiu em sua produção artística sobre os movimentos da sociedade pós-guerra, abordando o embate entre a livre manifestação e as diversas formas de controle e cerceamento de um Estado opressor.

As relações entre culpa e responsabilidade, ciência e alienação, justiça e direito dão o tom da conversa entre o condenado por um crime que não se sabe qual exatamente e o carrasco que invade seu apartamento na madrugada para assassiná-lo enquanto a cidade dorme. Uma óbvia interlocução com os acontecimentos atuais fica desde sempre evidente no espetáculo.

Nas palavras do ator negro Aílton Graça: “Eu carrego em minha pele ancestral o histórico de todas as intervenções e violações de direitos humanos possíveis e imagináveis… Neste espetáculo, tento compreender como foi o encontro noturno de Nelson Mandela com seu homem vil, de Carolina Maria de Jesus, em seu ‘quarto de despejo’, com seu homem vil, de João Cândido com o homem vil… de tantos outros homens e mulheres que lutaram pela liberdade e sofreram com intervenções de homens vis”.

Para Frateschi, que já interpretou o escritor em uma montagem do texto realizada trinta anos atrás, o novo espetáculo apresenta não apenas a questão da brutalidade que cala a inteligência e o espírito, mas o encontro de cada um com a morte. “Nós, do Ágora Teatro, buscamos um repertório que levante questões mais do que uma autoafirmação. Não queremos um texto que reforce nossa visão de mundo, mas que nos provoque a atingir esferas da nossa sensibilidade e conhecimento ainda desconhecidas”.

Serviço:

Diálogo noturno com um homem vil

Autor: Friederich Dürrenmatt

Direção: Roberto Lage

Elenco: Aílton Graça e Celso Frateschi

Informações: https://www.facebook.com/agoraCDT/posts/1723962527684352

https://www.facebook.com/agoraCDT/posts/1723962527684352

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”]

 

[/et_pb_top_posts]

`