Ficam abertas até o dia 1° de junho as inscrições para o curso Repensando o Desenvolvimento, a ser realizado nos dias 8 e 9 de junho, graças a uma parceria entre a Fundação Perseu Abramo e a Faculdade Dieese de Ciências do Trabalho.

O curso

Por que repensar o desenvolvimento? Porque nos momentos de crise e de regressão civilizatória, este debate se torna inadiável. Para que, além de resistir às forças conservadoras, possamos criar as condições para uma perspectiva de futuro, soberana e inclusiva. Uma nova práxis se funda a partir de uma nova utopia concreta, feita de ousadia propositiva.

Repensar o desenvolvimento significa revisitar o passado, os intelectuais e as forças sociais que formularam uma alternativa nacionalista com reformas de base e foram derrotados em 1964.

Repensar o desenvolvimento significa refletir sobre os anseios renovados da esquerda brasileira por uma sociedade mais justa durante o processo de redemocratização.

Repensar o desenvolvimento significa questionar porque, apesar da expansão econômica e da inclusão social promovida pelos governos do PT, sofremos um novo golpe.

Repensar o desenvolvimento significa ir além da política econômica, para compreender a estrutura de classes e o papel do Estado, as mudanças do sistema internacional, as reconfigurações do mundo do trabalho, as novas formas de desigualdade no campo e nas cidades e os desafios impostos pela questão ambiental.

Repensar o desenvolvimento, enfim, significa criar as condições práticas e teóricas para que a classe trabalhadora e os segmentos sociais discriminados possam disputar a hegemonia do processo histórico, aprendendo as duras lições do nosso capitalismo dependente e desigual e apontando para a sua superação.

Clique aqui para ler a a ementa completa.

Inscrições: somente por internet
Prazo de inscrição: até sexta-feira, 1 de junho 2018

Divulgação da lista de pessoas selecionadas: segunda-feira, 4 de junho.

Curso: REPENSANDO O DESENVOLVIMENTO
Sexta-feira, 8, e sábado, 9 de junho
Horário: 9h-18h (nos dois dias)
Local: Faculdade DIEESE de Ciências do Trabalho, São Paulo - Rua Aurora, 957, Santa Ifigênia, São Paulo (SP)
Certificação: a Faculdade DIEESE de Ciências do Trabalho expedirá certificado de participação no curso a quem tenha participado 100% dos períodos.

PROGRAMAÇÃO

08/06 → sexta-feira (9h-18h)

Manhã

Abertura – Introdução ao Tema
Marcio Pochmann (FPA) e Clemente Ganz Lúcio (DIEESE)

Os vários usos do “desenvolvimentismo”
O desenvolvimento na longa duração: atores, projetos e rupturas
Alexandre de Freitas Barbosa (USP)

Tarde

Capitalismo Dependente e Desigualdade no Brasil
Alexandre de Freitas Barbosa (USP), Vera Alves Cepêda (UFSCAR) e Barbara Vallejos (DIEESE)

09/06 → sábado (9h-18h)

Manhã

Estado, estrutura de classes e desenvolvimento no Brasil
Vera Alves Cepêda (UFSCAR)

Sistema internacional e desenvolvimento no Brasil
Ricardo Carneiro (UNICAMP)

Tarde

O desenvolvimento no Brasil e o meio ambiente
Arilson Favareto (UFABC)

Desenvolvimento, trabalho e a questão social
Clóvis Scherer (DIEESE)