Quatro em dez mulheres já tiveram medo do companheiro
A segurança de que não será agredida pelo parceiro não é ou foi a realidade para 42% das mulheres em pelo menos um relacionamento. Este é o percentual de brasileiras que responderam já ter sentido medo de algum parceiro em sua vida para a pesquisa realizada pela plataforma de conteúdo Hysteria, em parceria com o instituto de pesquisas Hibou, na primeira semana de março deste ano.
A preocupação com a violência mostra-se totalmente justificada, pois 69% delas indicaram já ter sofrido alguma violência por ser mulher. A pesquisa não procurou investigar a relação destas violências com a forma de criação familiar, mas oito em cada dez destas informaram que homens e mulheres tiveram educação infantil diferenciada em sua família. No entanto, cerca de 92% indicaram que fizeram ou fazem diferente na educação de seus filhos, com o objetivo de educá-los da mesma maneira, independentemente do gênero.
O ponto de vista das entrevistadas sobre o Dia Internacional da Mulher diverge. Enquanto algumas enxergam o 8 de março como uma data qualquer e outras que a criticam por ter se tornado comercial, há também as que o enxergam como um “dia de lembrar das que lutaram por nós para seguir lutando”. Cerca de 42% delas indicaram comemorar a data.
A faixa etária também influencia o modo de ver o 8 de março, com uma certa desvalorização da data conforme a idade aumenta. Segundo Lígia Mello, coordenadora das equipes de coleta e análise de dados do Instituto Hibou, “mulheres com menos de trinta anos sonham com uma mudança efetiva e acreditam na luta porque veem a sociedade se movendo. A segunda faixa etária, 35 a 45 anos, já sentiu na pele o assédio e a desigualdade profissional, e é a que mais reclama que a data é apenas uma fachada, no estilo ‘hoje me respeita, mas amanhã faz uma cantada de mau gosto na rua’. Por fim, a mulher com mais de 45 anos entende que o movimento melhorou muito no discurso e ganhou representatividade, mas como cultura não viu grandes mudanças na prática, e é indiferente ao desconto na loja ou à flor no restaurante”.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]