Estamos inaugurando a Coluna Reconexão Periferias que pretende ser um espaço de ideias, elaboração, debates, opiniões, trajetórias, testemunhos, acerca das inúmeras e variadas pautas das periferias. Quinzenalmente teremos uma publicação sobre algum desses temas, intercalando semanalmente, texto e vídeos (com entrevistas, depoimentos, trajetórias etc) sobre questões mais urgentes sobre as periferias no Brasil e faz parte de um esforço maior, o projeto Reconexão Periferias que conta com outras ações que serão desenvolvidas ao longo de 2018.

A ideia nasceu a partir da deliberação do Diretório Nacional do PT, que em sua oficina de planejamento realizada em Julho de 2017, aprovou que o PT deveria estreitar relações com os movimentos sociais e ampliar e fortalecer a sua relação com a sociedade, através do debate das pautas das periferias.

Para essa ação foi designado como responsável a FPA – Fundação Perseu Abramo, que realizou desde então inúmeras oficinas e três reuniões do Grupo de Trabalho formado com pessoas que atuam em espaços variados, como o Partido, o movimento social para desenvolver essa ação. Esta rodada de conversas culminou com a realização do Primeiro Seminário Nacional, realizado no último dia 30 de janeiro, que reuniu no mesmo espaço representantes de manifestações culturais como Hip Hop, Funk, Slams, professores da USP, do Mackenzie, do Dieese, dirigentes partidários e de movimentos sociais.

Foram calorosos debates desde o conceito de periferias, sua abrangência e significados (político, territorial, cultural, demográfico), passando pela necessidade de discutir a forma e o conteúdo dos estudos, debates e atividades que seriam realizados, até a implementação de uma ampla agenda de mobilização com o envolvimento dos vários atores.

A síntese é que a ideia de periferias não se resume às favelas ou comunidades das grandes metrópoles, mas busca agregar a nova configuração de classes no Brasil, segregada territorialmente nas capitais, campos, interiores, na floresta e territórios ribeirinhos, etc. Mais do que uma mera disputa por classificações sobre como chamar o povo, trata-se do reconhecimento o protagonismo dos movimentos sociais no Brasil do século XXI.

É preciso, portanto, conhecer quem são esses atores e movimentos, como se organizam, quais seus anseios e sonhos, quais os problemas sociais que os mobilizam. E pretendemos fazê-lo tratando inicialmente do conteúdo de três grandes eixos temáticos: trabalho, cultura e o direito a uma vida segura e com qualidade.

O nome Reconexão Periferias carrega o duplo simbolismo de que não estamos começando agora, porque o Partido dos Trabalhadores tem uma trajetória histórica de atuação e envolvimento com as pautas das periferias; mas significa também que não podemos deixar de levar em conta que é necessário reconectar o Partido com as periferias, dando voz aos indivíduos e coletivos, difundindo a produção de conhecimento e buscando influenciar no debate sobre programa, estratégia e políticas públicas.

Esperamos estar iniciando um rico processo de curto, médio e de longo prazo para transformar as periferias no centro do debate.

ARTUR HENRIQUE DA SILVA SANTOS – Diretor responsável indicado pela FPA

PAULO RAMOS – Coordenador do Projeto Reconexão Periferias

`