Robert Reich, professor de políticas públicas de Harvard e secretario de trabalho dos EUA durante a gestão Clinton, é hoje uma autoridade de rede das mais críticas ao governo Trump. Se você procura-lo, vai encontrar seus vídeos no Facebook, YouTube e, objeto dessa resenha, um documentário produzido e exibido no Netflix.

“Como salvar o capitalismo” é um documentário baseado no livro ainda inédito no Brasil “Saving Capitalism”, em que o protagonista e autor do livro é Robert Reich – autor de diversos outros estudos sobre a classe trabalhadora estadunidense (ver: O Trabalho das Nações, A próxima fronteira americana e Supercapitalismo).

O documentário trata de questões muito próximas ao atual estágio do capitalismo brasileiro e que poderiam se passar aqui também (obviamente em outro contexto): perda de confiança na política por parte da população, degradação das relações de trabalho, empobrecimento da classe média, concentração de renda dos 1% mais ricos, dificuldade de sobrevivência dos mais pobres e a questão da saúde…

Robert Reich sabe que já não vai mais participar da administração pública. Teve sua vez, mas o mais interessante é como agora direciona seus esforços para influenciar os mais jovens, como professor e usando dos mais modernos meios de divulgação. Ele tem página no Facebook com mais de 2,3 milhões de seguidores, canal no YouTube e site próprio.  Seus vídeos curtos são muito bem produzidos e vale a pena assistir também.

Serviço: 

Documentário: Salvando o Capitalismo
Elenco: Robert Reich; Direção: Jacob Kornbluth
Disponível no Netflix

Livro: Saving Capitalism
Autor: Robert Reich
(ainda não traduzido para o português)

Ainda é possível acompanhar Robert Reich pelo Facebook e por sua página:
https://www.facebook.com/RBReich/
http://robertreich.org/

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]