Direita vence no segundo turno e volta à presidência no Chile
O resultado do segundo turno das eleições presidenciais no Chile deu a vitória ao candidato da coligação “Vamos”, de direita, Sebastián Piñera, sobre o candidato da “Nova Mayoría”, Alejandro Guillier, por 54% a 45% com mais de 90% das urnas apuradas. Ambos haviam conseguido respectivamente 36% e 22% no primeiro turno.
Novamente, as pesquisas erraram. No primeiro turno apontavam para a vitória já naquele momento de Piñera e agora apontavam para sua vitória por uma margem muito pequena de votos, mas a diferença chegou quase a 10%. Manipulações à parte, como podem ter ocorrido no primeiro turno, agora os equívocos podem surgir da alta abstenção no dia da votação, uma vez que o voto no Chile já não é obrigatório. Não há ainda dados oficiais, mas estima-se que a abstenção possa ter sido ligeiramente maior do que no primeiro turno, quando chegou a 46%, apesar do intenso debate político que vigorou no Chile nas últimas semanas.
Guillier foi o candidato que mais cresceu entre o primeiro e o segundo turno, 23%, cinco por cento a mais do que Piñera, mas insuficientes para vencer. Os candidatos da esquerda no primeiro turno, inclusive da Democracia Cristã, que declararam apoio a Guillier no segundo turno, não conseguiram transferir integralmente seus votos para ele. Os votos de 20,3% de Beatriz Sanchez, da Frente Amplia, de 5,8% de Carolina Goic, da Democracia Cristã, e os 5,7%, de Marco Enrique Ominami, somados aos 22,7% do próprio Guillier foram 54,5%, ou seja, 10% desse eleitorado não o apoiou no segundo turno, enquanto os votos da direita foram fiéis.
Por mais legítimo que seja cada partido apresentar seus candidatos no primeiro turno e apoiar outro canidato no segundo turno, a divisão da esquerda chilena no primeiro turno contribuiu para sua derrota no segundo, pois, afinal de contas, ao tentar firmar sua viabilidade eleitoral e diferenciar-se dos demais candidatos, tornou-se inevitável que um criticasse ao outro. Depois, ficou mais difícil explicar por que apoiaria quem havia cirticado.
[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]