A CUT vai realizar sua 15ª Plenária e Congresso Exclusivo no final de agosto, num momento em que os direitos dos/das trabalhadores/as estão sendo destruídos pelo governo golpista de Temer. Na pauta além das lutas do presente, a CUT também relembra da lutas dos trabalhadores do passado, como a Revolução Russa e as greves no Brasil.

O resgate histórico feito agora é uma celebração e um esforço para mostrar às atuais gerações que os direitos dos trabalhadores resultaram de lutas políticas que devem ser mantidas. E o Centro Sérgio Buarque de Holanda, neste esforço, contribui com os registros de vários momentos históricos como estes que podem ser acessados em seu banco de dados.

Abaixo estão duas fotos do acervo CSBH, uma sobre o Congresso da CUT e a 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora no final do século XX. Ambas feitas por fotógrafos envolvidos nas lutas sindicais da década de 1980: Ennio Brauns e Vera Jursys, cujos trabalhos estão no banco de dados.

As lutas e as histórias dos trabalhadores nos congressos da CUT

I Congresso Nacional da CUT, São Bernardo do Campo-SP, 24 a 26 agosto de 1984. Foto: Vera Jursys

As lutas e as histórias dos trabalhadores nos congressos da CUT

I Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, Praia Grande-SP, 21 a 23 agosto de 1981. Foto: Ennio Brauns Filho

Fotografias – Ennio Brauns é co-autor do livro Máquinas Paradas Fotógrafos em Ação, recém lançado pela Fundação Perseu Abramo. Brauns, em parceria com o fotógrafo Adilson Ruiz, reuniu neste trabalho os registros das greves dos metalúrgicos de São Paulo e do ABC entre as décadas de 1970 e 1980.

O trabalho de Vera Jursys pode ser visto no curta Mobilizou Geral – A longa década de 80 na fotografia de Vera Jursys, sobre as greves da década de 1980 em São Bernardo do Campo e Diadema.