As tardes frias de inverno pedem um café. Para aquecer, animar, após o almoço, antes do cinema ou para acompanhar uma boa conversa, nada melhor é melhor. E na semana em que o Brasil comemora os 26 anos da lei de inclusão que estabelece cotas para contratação de deficientes nas empresas, vale uma visita à Cafeteria Chefs Especiais Café.

Iniciativa pioneira, é a primeira cafeteria inclusiva de São Paulo, cujo corpo de atendentes e chefs é formado por pessoas especiais, portadoras de síndrome de Down, uma alteração no par de cromossomo 21 que não limita a vida nem a capacidade de quem a possui.

O lugar é moderno e rústico, com tijolos aparentes, mesas de madeira e decoração “descolada”, inspirada nos clubes de motoqueiros e roqueiros americanos. Os atendentes usam coletes de couro, camisetas pretas e acessórios com caveiras. A escolha do visual foi proposital, para afastar e modificar o olhar estigmatizado e preconceituoso que, em geral, os portadores da síndrome enfrentam. O símbolo da caveira remete à igualdade entre as pessoas, independente de quem somos e das nossas deficiências.

A idealizadora do projeto é Simone Berti, da ONG Chefs Especiais, que oferece treinamento em gastronomia para os portadores de Síndrome de Down. A Cafeteria serve como um estágio para inclusão no trabalho. A ideia é que, com o curso, os aprendizes sejam contratados por outras cafeterias e vários cafés tenham atendentes com down.

No cardápio, além de cafés, chocolates quentes, marshmallows, pães de mel e deliciosos bolos e salgados, não faltam abraços, que os chefs afetuosamente distribuem quando os produtos são elogiados. Afinal, todo o cardápio oferecido na cafeteria é produzido pelos alunos do Instituto ou alguns pais ou familiares participam voluntariamente no projeto.

Iniciativas como essa despertam a sensibilidade para o respeito à diversidade, a inclusão social e reduz o preconceito contra os portadores da síndrome de down, tão capazes e com limitação como todos nós. O que os limita, de fato, é a exclusão e o preconceito que precisamos combater.


Chefs Especiais Café

Endereço: Rua Augusta, 2.559 – Jardins, São Paulo (SP)

Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, e aos sábados, das 13h às 16h.


Mais informações: https://www.facebook.com/chefsespeciaiscafe

https://www.chefsespeciaiscafe.com.br/