O relatório aponta que a taxa de desemprego juvenil é consistentemente 3 vezes maior que a taxa de desemprego entre adultos desde 1995
Ano 3 – nº 248 – 30 de novembro de 2015
OIT: Juventude sofre com a crise e a austeridade no mundo
Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que após um rápido aumento do desemprego entre os jovens em todo o mundo entre 2007 e 2010, a taxa de desemprego se estabilizou em 13% no período de 2012 a 2014. Para 2015, espera-se que a taxa cresça para 13,1%, enquanto o relatório aponta que a taxa em 2007 – pré-crise mundial – foi de 11,7%. O relatório aponta que a taxa de desemprego juvenil é consistentemente 3 vezes maior que a taxa de desemprego entre adultos desde 1995.
Segundo o relatório, 42,6% dos jovens economicamente ativos em todo o mundo hoje estão desempregados ou fazem parte da categoria de “working poor”, i.e., trabalham mas o rendimento não é o suficiente para retirá-los da pobreza: haveria 169 milhões de jovens working poor no mundo em 2013 ou cerca de 38% dos jovens empregados em todo o mundo entrariam nessa categoria.
Assim, o relatório mostra um quadro difícil para os jovens de todo o mundo (apesar de fazer importantes pontuações quanto às diferentes situações regionais), com importantes diferenças regionais, situação essa agravada tanto pelo efeito da crise econômica quanto pelas “medidas de austeridade adotadas como reação”.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.