Estudo apresentado na OIT discute o uso de novas formas de trabalho no setor público em sete países
Ano 3 – nº 190 – 13 de julho de 2015
Terceirização no serviço público: estudo compara dados de diversos países
Estudo apresentado por Carlos Carrion, na 4th Conference of the Regulating for Decent Work Network (Conferência da Rede de Regulação para o Trabalho Decente, na tradução livre), na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), discutiu o uso de novas formas de trabalho no setor público no mundo – especialmente por restrições orçamentárias e mudanças na administração de recursos humanos em administrações públicas –, como por exemplo trabalho temporário, terceirização e subcontratação.
O estudo apresentado discute sete países: Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Japão, África do Sul e Reino Unido. Segundo o estudo, a terceirização tem aberto espaço para abusos e podem significar a diminuição do papel dos sindicatos; reduzir a proteção e acesso a direitos dos trabalhadores; além de redução de salários e insegurança para o trabalhador. Essas mudanças transformaram as relações de trabalho na administração pública e reduziram a cobertura de acordos de negociação coletiva. Ainda, a terceirização no setor público não reduz custos no serviço público.
No Brasil, o estudo mostra que após 1995 o número de trabalhadores subcontratados aumentou, enquanto o tamanho do setor público formal diminuiu: o número de servidores públicos na esfera federal caiu 9 mil postos em 1997; 7,7 mil em 1998; 2,1 mil em 1999; e 1,5 mil em 2000, enquanto, somente em 2000, aproximadamente 8,9 mil trabalhadores terceirizados foram contratados para realizar serviços de alta qualificação na esfera pública.
Para ler mais:
Non-Standard Work in the Public Service: The New Normal?, Carlos Carrion leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.