Estudo da Unesco traz uma análise da participação das mulheres como diretoras de filmes nos países que compõem os BRICS

Ano 3 – nº 186 – 03 de julho de 2015

Unesco: mulheres e cinema nos BRICS

Segundo recente estudo da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), a participação das mulheres na produção cultural, bem como as barreiras enfrentadas por elas, é uma forma de avaliar o papel das mulheres na construção das representações culturais de cada país.

Como exemplo desta questão – apesar das limitações quanto aos dados – o estudo traz uma análise da participação das mulheres como diretoras de filmes: compara a participação de filmes dirigidos por mulheres nos países que compõem os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) nos grandes festivais internacionais de Cinema de 1981 a 2013 e nota que houve um aumento da participação de filmes dirigidos por mulheres nesses grandes festivais para o conjunto de países analisado.

Também, os dados para os festivais de filmes internacionais são corroborados pelos dados dos principais festivais nacionais de cinema dos BRICS, segundo o gráfico abaixo com dados retirados do estudo, e participação de filmes dirigidos por mulheres, segundo o estudo, tem sido crescente ao longo dos anos.

O estudo da Unesco mostra sub-representação das mulheres na indústria cultural, fato este que se torna mais grave se somado à questão de raça/cor, como mostra um estudo do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (IESP/UERJ): no caso do cinema brasileiro, mulheres negras têm muito pouco espaço, seja como diretoras, roteiristas e até mesmo atrizes. No entanto, considera-se muito positivo que, como aponta o estudo, as mulheres estejam conseguindo mais espaço.

Para ler mais:

Gender equality: heritage and creativity
leia mais

“A Cara do Cinema Nacional”: gênero e cor dos atores, diretores e roteiristas dos filmes brasileiros (2002-2012) Marcia Rangel Candido, Gabriella Moratelli, Verônica Toste Daflon, João Feres Júnior. Textos para discussão, GEMAA
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
 
 
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338
Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui

`