Brasil é o segundo país com maior diferencial de rendimento entre uma pessoa com educação superior completa e uma com ensino médio completo
Ano 3 – nº 180 – 19 de junho de 2015
Educação: pesquisa analisa retorno da educação no Brasil e OCDE
Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que analisa dados sobre educação entre países que integram a organização e parceiros, o Brasil é o segundo país com maior diferencial de rendimento entre uma pessoa com educação superior completa e uma com ensino médio completo: em média, no Brasil, uma pessoa com ensino superior completo tem rendimentos 2,47 vezes maior que uma pessoa com ensino médio completo. Nesse quesito, o Brasil só perde para o Chile (2,6), e fica na frente de Hungria (2,08) e Turquia (1,91). A média da OCDE é de 1,59 e os países com menores diferenciais são Dinamarca (1,28) e Nova Zelândia (1,23).
Dados sobre educação também mostram que a taxa de desemprego de homens e mulheres com nível superior ficou em torno de 3% em 2012, enquanto entre homens e mulheres com escolaridade abaixo do nível médio ficou em torno de 4%.
O Brasil também apresenta uma das maiores diferenças de rendimento entre gêneros: as mulheres com educação de nível superior recebem 63% do que os homens com o mesmo nível educacional recebem. Em comparação, a média da OCDE é de 73%.
Os altos diferenciais no Brasil se relacionam também com a grande desigualdade social do país, que se expressa nos retornos tão diferenciados da escolaridade, mas também na questão de gênero e em outras não abordadas aqui, como a questão racial ou regional. Assim, os dados da OCDE mostram diversos avanços da educação no Brasil nos anos 2000, mas dá também a dimensão de alguns dos desafios a enfrentar no setor, especialmente considerando as graves desigualdades que permanecem no país.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.