O valor do salário mínimo, em termos reais, em maio de 2014 era 126% maior que o de abril de 1995
Ano 3 – nº 139 – 17 de março de 2015
Discussão da regra de reajuste do salário mínimo
O salário mínimo é utilizado como indexador de variados tipos de contrato na economia e como piso de pagamento de diversas transferências públicas. Estimativas do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que, em 2012, cerca de 14 milhões de trabalhadores tinham remuneração laboral igual ao salário mínimo, e aproximadamente 18 milhões recebiam o valor do mínimo na forma de aposentadoria, pensão ou outros programas sociais. Se consideradas as famílias em que há pelo menos um recebedor de salário mínimo, sua cobertura alcança 75 milhões de brasileiros.
O valor do salário mínimo, em termos reais, em maio de 2014 era 126% maior que o de abril de 1995: o crescimento anual médio do valor real do salário mínimo passa de 2,7%, entre 1995 e 2004, para 5,7%, entre 2005 e 2013.
A partir de 2007, passou a vigorar o reajuste anual do mínimo que determina que a cada reajuste se deve repor a inflação do ano anterior e adicionar o crescimento (positivo) do produto interno bruto (PIB) real de dois anos antes. Em fevereiro de 2011, este acordo ganhou o status de lei com validade até 2015. Nesse ano de 2015, no entanto, precisa ser definida a continuidade da regra de reajuste adotada nos últimos anos ou a adoção de outro mecanismo. A Câmara dos Deputados aprovou no dia 10 de março o texto principal do projeto de lei (PL 7.469/2014) que estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo.
Existe a preocupação de que o aumento do salário mínimo seja inflacionário e leve ao crescimento do desemprego, porém, a realidade brasileira dos últimos dez anos mostra que o aumento do salário mínimo ocorreu com a redução expressiva do desemprego, sendo também o salário mínimo um importante componente da demanda interna. No entanto, na aprovação da continuidade da regra de reajuste, existe a preocupação, por parte do governo, com as contas públicas, especialmente em um contexto de ajuste fiscal. Desta forma, esperamos que os parlamentares e o executivo mantenham esta política bem sucedida, de manutenção da valorização do salário mínimo.
Salário Mínimo e Mercado de Trabalho no Brasil leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – [email protected]
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.