Ao abrir na manhã desta quinta-feira, 22, em Belo Horizonte, a oficina Um Projeto para Minas Gerais, a diretora da Fundação Perseu Abramo, Fátima Cleide, deu as boas vindas aos militantes, acadêmicos e políticos presentes, e explicou os objetivos do evento: debater a situação dos estados brasileiros à luz do estudo Projetos para o Brasil, que avalia os dez anos de governo federal petista e elenca 22 temas-desafios para o futuro.

A oficina, que antecede o Fórum Regional FPA – Ideias para o Brasil, teve sua mesa composta pela secretária de Formação do PT/MG, Ana Paula Siqueira; pelo professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC/MG e coordenador do estudo no estado, Otávio Dulci; pelo economista Cézar Medeiros; e pelo secretário estadual de Relações Institucionais do PT/MG, Carlos de Oliveira, na coordenação do debate.

Público atento ao debate em Belo Horizonte. (Foto: Caio Ferraz e Márcio de Marco)

 Dulci iniciou sua apresentação expondo a questão territorial como elemento decisivo para entender Minas Gerais, para ele, um estado heterogêneo. “Muitas áreas não têm ligação econômica nem cultural. A unidade política é que as une. A Região do Vale do Jequitinhonha possui 20% de sua população analfabeta, enquanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte essa taxa é de 6%”, exemplificou.

Estrutura produtiva

O professor abordou também a questão da transição demográfica, com queda na natalidade no estado e o fato de, mesmo possuindo o terceiro PIB do país, Minas ficar em 11º lugar na divisão por PIB per capita, segundo ele, devido às suas extremas diferenças regionais. “E somos um estado muito beneficiado pelos programas federais de combate à pobreza.” Confira a apresentação: Situação dos Estados: Minas Gerais.

Cézar Medeiros falou sobre a estrutura produtiva mineira estagnada e os impactos dos programas do governo federal no estado. Para o economista, o estado passou por um retrocesso social, se comparado a outros entes da federação, devido às escolhas neoliberais dos últimos anos. A solução seria uma nova matriz produtiva, baseada na indústria e no setor de serviços modernos, incluindo a economia do ócio (turismo, lazer, etc). Confira a apresentação Um Novo Modelo de Desenvolvimento.

Estado planejador
No período da tarde, sob coordenação de André Xavier, secretário estadual de Movimentos Populares do PT/MG, houve o debate sobre o programa de governo local, apresentado pelo professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, Marco Aurélio Crocco, também o coordenador do programa de governo.

“Minas Gerais está perdendo o bonde da história. Em vários aspectos está ficando para trás e só não está pior porque o governo federal atua em muitas situações. Minas tem de deixar de ser um ‘estado gestor’, mau gestor, para ser um ‘estado planejador’”, afirmou Crocco.  Uma das propostas do plano é descentralizar economicamente o estado, criando polos irradiadores de desenvolvimento. Leia a apresentação Programa de Governo.

Fórum Regional

Acontece dia 23 de maio a sexta edição do Fórum Regional FPA – Ideias para o Brasil, realização da Fundação Perseu Abramo, com apoio do Partido dos Trabalhadores, envolvendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Após reunir mais de 20 estados e passar pelas cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), agora é a vez da capital mineira pensar e debater ideias e projetos para o Brasil, em especial estudos e soluções para questões da região Sudeste. Saiba mais aqui.

Apresentações

 – Situação dos Estados: Minas Gerais, Otávio Dulci

 – Um Novo Modelo de Desenvolvimento, Cézar Medeiros

 – Programa de Governo, Marco Aurélio Crocco

Serviço

Fórum Regional Ideias para o Brasil
23 de maio, a partir das 9h30
Minas Othon Palace Hotel
Av. Afonso Pena, 1050, Centro, BH

Saiba mais:  – Desenvolvimento com Justiça e Segurança, no Fórum Regional FPA em Belo Horizonte

 – Piauí avança na inclusão social, mas há desafios na integração econômica

Fotos: Caio Ferraz e Márcio de Marco

`