Evento antecede o Fórum Regional da FPA – Ideias para o Brasil, que acontece entre os dias 16 e 17 de maio em Porto Alegre, capital gaúcha

O presidente do PT do Rio Grande do Sul, Ari Vanazzi, e Iole Ilíada, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo (FPA) abriram nesta quinta-feira, 15, a oficina pré-Fórum Regional da Fundação Perseu Abramo, que acontece entre os dias 16 e 17 de maio em Porto Alegre, capital gaúcha, englobando também os estados do Paraná e de Santa Catarina.

Ari destacou a importância de analisar os desafios necessário para “vencer o projeto neoliberal e entender os contrapontos políticos e de nossa sociedade”. Iole falou aos presentes sobre as tarefas da FPA e da própria oficina, que “neste ano, principalmente, precisa fazer o debate ideológico e de propostas programáticas”.

Mesa de abertura da Oficina sobre os Estados em Porto Alegre

Os diagnósticos e levantamentos sobre o estado nos últimos anos foram coordenados por Eduardo Fillipi, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que apresentou na oficina alguns dos dados do estudo (baixe a apresentação aqui). Segundo Fillipi, o objetivo do estudo é “mostrar que podemos fazer um relatório completo sobre a situação do estado do Rio Grande do Sul, não apenas partindo da economia, mas também agregando os avanços de políticas sociais nacionais que tiveram reflexo no estado.”

Dentre os principais pontos destacados pelo professor, há o crescimento relativo da economia do Rio Grande do Sul, que, segundo Fillipi, “avança acima da média nacional dos últimos anos”. Ele ainda ressaltou alguns dados demográficos do estado, dentre eles a acentuada queda de natalidade, em comparação com o Brasil, nos últimos trinta anos. “Por causa da distância e do frio, o Rio Grande do Sul não é dos estados mais atraentes. E tem sido também alarmante o baixo crescimento populacional, de 0,49% ao ano”, afirmou Fillipi.

Fillipi coordenou o estudo que apresenta dados sobre situação local

O professor respondeu a questionamentos sobre o estudo e sobre o estado, tais como as indagações do deputado estadual e ex-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont,que  indagou sobre a renegociação do indexador da dívida do estado com a União, e sobre os impactos da guerra fiscal para o Rio Grande do Sul.

Houve ainda perguntas sobre gestão pública, questões de gênero, recortes regionalizados do estado, violência contra a juventude, educação, autonomia e sustentabilidade.

Os debates continuam na sexta-feira,16, a partir das 9 horas, com objetivo de discutir o programa de governo local a partir das contribuições dos estudos da FPA. O expositor será Marcelo Daneris, coordenador do Programa de Governo, e será coordenada por Cícero Balestro, secretário de formação do PT-RS.

Militantes e especialistas do Rio Grande Sul reunidos na oficina dos Estados

Oficinas

No dia anterior a cada edição do fórum acontecem mesas com a apresentação e debate sobre o estudo relativo ao estado e sobre o programa de governo estadual. Com as oficinas a FPA espera aglutinar dirigentes e militantes partidários, candidatos e candidatas, sociedade local, em especial a comunidade acadêmica.

“O objetivo é apresentar um diagnóstico de políticas públicas nos estados. Também queremos contribuir para a formação do programa de governo, seja nos casos em que somos governo ou queremos ser ou ainda daqueles casos em que fazemos parte. Posteriormente, a compilação desses dados irá nos ajudar a entender o que é o pacto federativo, o federalismo no Brasil”, explicou Fátima Cleide.

Apresentação:

 

`