A necessidade de renovação também foi destacada pelo petista ao referir-se sobre os meios de comunicação e às recentes manifestações, que segundo ele, mostraram que há novas formas de fazer política.

Após a recepção calorosa de um plenário com mais de mil pessoas que entoaram o tradicional coro “Olê, olê, olá, Lula, Lula”, e ouvir de forma atenta representantes de dezenas de países latino-americanos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o seu discurso, na noite de sexta-feira (2/8), valorizando o Foro de São Paulo como fundamental para a chegada da esquerda ao poder. “Quero creditar parte da chegada da esquerda ao poder na América Latina ao Foro de São Paulo”. 

Ao rememorar os anos 1980, Lula disse que a esquerda não acreditava na possibilidade de chegar ao poder pela via eleitoral. “Eu me lembro da esperança que a gente tinha na vitória dos revolucionários de El Salvador, na revolução sandinista. No início dos anos de 1990, Chávez ainda não podia participar porque não tinha sido eleito, mas depois disso, a história se encarregou de provar que a democracia, a partir da participação das massas, é a melhor fonte para a esquerda chegar ao poder em qualquer país do mundo. E Hugo Chávez chegou ao poder pelos braços do povo venezuelano”, enfatizou. 

Sobre a importância de Hugo Chávez para a América Latina, Lula lembrou que o líder venezuelano foi um grande entusiasta da luta pela integração latino-americana.

Durante o evento de abertura oficial do XIX Foro de São Paulo, realizado na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no Centro da capital paulista, Lula discorreu sobre diversos temas, iniciando pelo amadurecimento das discussões do Foro e sua participação na primeira reunião da organização, em julho de 1990, quando partidos de esquerda e movimentos sociais e revolucionários da América Latina e do Caribe aceitaram o convite de criar esse espaço de debate de alternativas às políticas dominantes e promover a integração social, econômica, política e cultural da região.

A necessidade de renovação também foi destacada pelo petista. “Precisamos parar de reclamar dos meios de comunicação e criar nossos próprios meios de nos comunicar”, disse Lula ressaltando o papel crucial da internet na organização de uma comunicação eficiente. “Precisamos também de uma nova forma de organização”, afirmou Lula lembrando que as recentes manifestações mostraram que há novas formas de fazer política que precisam ser levadas em conta.

A maioria dos representantes presentes a 19ª edição do Foro de São Paulo também denunciaram ataques que vêm sofrendo por parte da oposição e a importância de fortalecimento da integração dos países da América Latina, Caribe e da ampliação de uma política multilateral. A espionagem norte-americana, os golpes de Estado em Honduras e no Paraguai, o bloqueio contra Cuba, a prisão dos cinco cubanos, a intromissão nas questões políticas da Síria, Egito e países do Oriente Médio, além do sequestro do avião de Evo Morales foram temas abordados no ato oficial de abertura.

Entre os temas a serem debatidos este ano estão a situação no Oriente médio; a relação entre América Latina e África; a situação na Europa e nos Estados Unidos; a relação entre a América Latina e os Brics.

`