No início de julho encerrou-se a verdadeira maratona pelo Brasil de cursos estaduais presenciais para preparação de pré-candidato/as para as eleições de 2012. Cursos que levaram a mensagem de como é o Modo Petista de Governar e de Atuação Parlamentar repensado e atualizado depois de dois mandatos do presidente Lula e de um ano e meio do mandato da presidenta Dilma.

O conteúdo dos cursos e a mobilização em torno a eles criaram um espaço de acesso a políticas para a organização de programas, planejamento, discursos e ideias das campanhas. Esse processo continua, agora de forma aplicada às campanhas. A nacionalização da disputa combinada com a busca de respostas locais mostra-se um caminho fundamental de apoio aos nossos candidatos/as e às direções municipais.

Além das atividades presenciais nos estados, o curso torna disponível todos os seus conteúdos (textos, vídeos e links) no portal da Escola Nacional de Formação do PT (www.enfpt.org.br), com acesso restrito a filiados e filiadas do partido. Foram também distribuídos kits de DVDs para computador e para TV (com todos os conteúdos do curso) para os militantes que moram em lugares sem acesso à internet ou a computadores. Para acessar o curso online basta cadastrar-se na área restrita do portal (www.enfpt.org.br/eol), o curso permanece disponível.

Os cursos estaduais presenciais também tinham como objetivo a preparação dos gestores/as da política de formação para contribuírem com o planejamento e a preparação dos/as candidatos/as nos municípios e/ou nas regiões dos estados. Isso está acontecendo e deve continuar por toda a campanha eleitoral.

Em números, todo processo de formação nacional para pré-candidatos/as é muito expressivo:

. 25 estados organizaram o curso;
. 700 municípios representados, aproximadamente;
. 22 macros regiões do estado de São Paulo realizaram o curso;
. 3.500 participantes nas atividades estaduais, aproximadamente;
. 40 mil mídias (DVDs – computador e TV) distribuídas;
. 1.407 pessoas acessaram o curso online em dois meses;
. 5.000 pessoas acessaram o portal da Escola em dois meses;
. 5 chats temáticos aconteceram no ambiente online do curso em dois meses, com média de 24 participantes em cada (novos chats estão sendo realizados);
. 17 formadores nacionais coordenaram os 47 cursos realizados.

`