Para enviar uma mensagem, clique no nome do conselheiro.

 

 

Hamilton Pereira (Pedro Tierra) – Presidente

É escritor, poeta, ex-preso político. Militante da resistência à ditadura. Participou da fundação do PT, da CUT e do MST. Em 1990 coordenou ao lado de José Gomes da Silva o grupo que elaborou os documentos que orientaram as políticas do PT para as áreas de Reforma Agrária, Política Agrícola e Segurança Alimentar. Em 1996 compôs com Luiz Dulci, Zilah Abramo e Ricardo de Azevedo a primeira diretoria da Fundação Perseu Abramo, tendo exercido a presidência de abril de 2003 a 2007. Foi secretário de Cultura do Distrito Federal em 1997 e 1998. Em 2002, foi coordenador da área de Cultura da campanha de Lula para a Presidência da República. Foi secretário de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente. Foi assessor da presidência da Agência Nacional de Águas (ANA).Atualmente é secretário de Cultura do Distrito Federal.

 

André Singer

Jornalista e cientista político formado pela USP, é professor associado do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi secretário de Redação da Folha de S. Paulo e porta-voz e secretário de Imprensa da Presidência da República (2003-2006). É autor de "O PT" (Publifolha, 2001), "Esquerda e direita no eleitorado brasileiro" (Edusp, 2000) e “Os sentidos do lulismo” (Companhia das Letras).

 

Eliezer Moreira Pacheco

Nascido em Rosário do Sul /RS, é historiador, especialista em Ciência Política. Foi professor universitário, dirigente do SINPRO – NOROESTE/RS e do Centro de Professores do Estado do RS – CPERS SINDICATO. Presidiu o Instituto de Previdência do RS (1999/2000), foi secretário municipal de Educação (2001/2002) e de Administração de Porto Alegre (2003 a Fev. 2004). Presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foi secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. E atualmente é secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Idealizou e coordenou duas edições do Fórum Mundial de Educação (2001 e 2003). É autor dos livros "Colonização e Racismo", "O Povo Condenado", "Introdução ao Estudo da Sociedade e Estado", "O Partido Comunista Brasileiro", "O Marxismo e a Questão Democrática", entre outros.

 

Elói Pietá 

Professor e advogado. Foi vereador em Guarulhos entre 1983 e 1990, e neste período exerceu por dois anos a presidência da Câmara Municipal. Foi deputado estadual por três mandatos. Na Assembléia Legislativa, destacou-se como estudioso das questões que envolvem a segurança pública e também como membro de comissões parlamentares que investigaram o crime organizado em suas diversas manifestações. Em 2000 foi eleito prefeito de Guarulhos e reeleito em 2004. Foi vice-presidente da Fundação Perseu Abramo de 2009 a 2012. É secretário Geral do Partido dos Trabalhadores.

 

Emiliano José 

Jornalista, membro do Diretório Nacional do PT, foi vice-presidente do Diretório Regional do PT-BA (exercendo a Presidência em 2005), deputado estadual (2003-2007) e e exerceu mandato de deputado federal (PT/BA). É professor aposentado da Faculdade de Comunicação da UFBa; autor de "Lamarca, o Capitão da Guerrilha"; "Carlos Marighella, o inimigo número um da ditadura militar"; "As asas invisíveis do padre Renzo"; "Galeria F, Lembranças do Mar Cinzento – partes I, II e III", entre outros.

 

Fernando Ferro

Engenheiro Elétrico, vereador pelo PT em Recife (1993-1994), eleito deputado federal em 1995, exerce sua 4ª legislatura e foi reeleito para o mandato 2011-2014. No Diretório Municipal do PT em Garanhuns/PE, foi presidente (1981-1983) e tesoureiro (1984-1987). Presidiu o Diretório Regional do PT/PE de 1987-1992; foi membro do Diretório Nacional do PT (1988-1992), secretário de Meio Ambiente do PT. Foi diretor do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (1983-1986) e secretário executivo da COPA. No Legislativo, além de dedicar-se aos temas ligados à energia, sustentabilidade e mudanças climáticas, participou das Frentes Parlamentares da Criança e do Adolescente; em defesa da educação profissional; revitalização do Rio São Francisco; Integração das Bacias Hidrográficas do Nordeste; Pró-biocombustível; Desenvolvimento de Fontes e Renováveis e Sustentáveis de Energia; Ambientalista; Direitos das Crianças; Mista de Radiodifusão; Igualdade Racial.

 

Flávio Jorge Rodrigues da Silva 

Cursou Ciências Contábeis na PUC/SP. Militante do movimento negro, foi um dos fundadores do Grupo Negro da PUC, em 1979. Atualmente é membro da Organização Negra – Soweto, entidade filiada a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). Foi conselheiro do Instituto Cidadania e desde 15/8/2011 é associado fundador do Instituto Lula; foi assessor parlamentar de Luiza Erundina na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa de São Paulo (1983-1988) e do vereador Nabil Bonduki (2001). Integrou a diretoria da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), como coordenador do Programa Urbano de São Paulo (jun/1988 a mai/1998). No PT foi secretário Nacional de Combate ao Racismo (gestão 1995-1999). Em 2002, participou da Comissão Executiva Nacional que dirigiu a campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. Na Fundação Perseu Abramo foi presidente do Conselho Curador (jan/2000 a abr/2003) e diretor de 2004 a 2012.

 

Gilney Amorim Viana

Militante de esquerda desde 1961, primeiramente no Partido Comunista Brasileiro e depois na Corrente Revolucionária de Minas Gerais  e Ação Libertadora Nacional (ALN). Preso político quando do golpe militar de 1964 e depois durante a ditadura militar, do início de 1970 a fins de 1979. Organizou, com outros presos políticos, um Núcleo do PT (em formação) no Presídio Político do Rio de Janeiro, em 1979. Presidiu o Núcleo do PT do Bairro Boa Vista, de Belo Horizonte, em 1980. Foi membro da Comissão Organizadora do PT do Estado de Mato Grosso, em 1981; e mais tarde presidente do DR PT-MT.  Foi secretário Nacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT, agora membro do Coletivo Nacional da SMAD. Eleito deputado federal pelo PT-MT (1995-1998), presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor e Minorias da Câmara Federal; e deputado estadual (1999-2002), presidiu a Comissão de Direitos Humanos da AL-MT. Membro da Equipe de Transição do Presidente Lula, responsável pela política ambiental (2002) e depois secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (2003-2007). É professor da Universidade Federal de Mato Grosso, atualmente coordenador do Projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; tema sobre o qual tem livros públicos, o último dos quais “Poemas (quebrados) do Cárcere”.

 

Gleber Naime 

Formado em Filosofia pela PUC Minas. Cursou o Mestrado em Ciência Politica na UFMG. Filiado ao PT em julho de 1982, foi presidente do DA Helder Camara, Coordenador Geral do DCE PUC e da UEE-MG. Foi professor da Rede estadual, assessor da Fundação Casa do Trabalhador, secretário de Administração e de Governo e vereador por dois mandatos em João Monlevade. Foi membro da Direção Estadual do PT e membro da Executiva Nacional por três mandatos tendo exercido as funções de secretário adjunto de Assuntos Institucionais, de Organização e de Comunicação. Foi secretário Executivo da Reforma Estatutária. Atualmente faz parte do Diretório Nacional do PT e é conselheiro da Escola Nacional de Formação do PT.

 

Helena Abramo 

 

João Motta

Sociólogo, pós-graduado em Cooperativismo e Desenvolvimento. No Legislativo, foi vereador pelo PT de Porto Alegre por três mandatos (1989 a 2000), tendo exercido a liderança de bancada e de governo no mandato 1989-1992 e a presidência da Câmara de Vereadores em 2000. Foi secretário municipal de Planejamento de Porto Alegre (2001), quando participou da Rede de Cooperação na MERCOCIDADES, representando o executivo municipal no grupo temático de Planejamento Urbano e Participação Cidadã. Ainda em Porto Alegre, foi superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Ministério da Saúde (2003-2007), onde introduziu, como Modelo de Gestão Participativa, o Colegiado de Gestão, o Plano de Investimentos, o Conselho Gestor/Controle Social e Ouvidoria. No estado do Rio de Janeiro foi secretário estadual de Articulação Governamental, tendo integrado a coordenação executiva do governo estadual (2002). Atualmente é Secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Governo do Rio Grande do Sul.

 

José Celestino Lourenço (Tino)

Professor de Educação Física, formado pela Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro/SP, cidade onde nasceu. Radicou-se em Minas Gerais em 1975, dando continuidade à sua militância na educação e na organização de diversas categorias de trabalhadores no Estado. Foi um dos fundadores da UTE (União dos Trabalhadores do Ensino do Estado de Minas Gerais) em Varginha e da CUT no Sul de Minas onde também foi um dos fundadores e secretário geral do PT de Varginha no início da década de 80. De 1994 a 2003, foi membro da Executiva Estadual da CUT/MG, período em que representou a CUT nacional no processo de implementação da Escola Temática e Metodológica da ORIT/CIOSL – Organização Regional Interamericana de Trabalhadores/Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres. Professor concursado da Rede Estadual de Educação (MG) é conselheiro estadual do SIND-UTE – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. Eleito pela primeira vez para a Direção Executiva Nacional da CUT, no período 2003–2006, assumiu a Secretaria Nacional de Formação, tendo sido reeleito para a gestão 2006-2009 e, no 11º CONCUT, para a gestão 2012-1015. Representa as centrais sindicais no Fórum Nacional de Educação.

 

Maria Aparecida Perez 

Socióloga, especialização em Administração Pública, Doutorado em Educação pela Universidade de Siegen, Alemanha. Foi Secretaria de Educação da cidade de São Paulo na gestão Marta Suplicy, responsável pela implantação dos CEUs – Centros Educacionais Unificados. Foi, também, Secretária de Educação da cidade de Suzano (SP), diretora de Avaliação da SECAD/MEC. Foi tabmbém chefe de gabinete do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República. Assessorou vários municípios Nova Iguaçu, Peruíbe, Belo Horizonte, São Carlos entre outros. Participou do movimento estudantil e de diversos movimentos sociais. Trabalha na área pública desde 1982. É autora do livro “Educação, CEU e Cidade, breve história da educação brasileira nos 450 anos da cidade de São Paulo (2008)” e tem diversos artigos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Fórum e da coordenação  do Setorial Municipal (cidade de São Paulo) e Estadual de Educação de São Paulo. 

 

Maria Celeste de Souza da Silva

Formada em Pedagogia pelas Faculdades Porto-Alegrenses e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição. cursa especialização em Direito da Criança e do Adolescente. Militante dos movimentos de base da Igreja Católica. Integrou a primeira gestão do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. de Porto Alegre Em 1998, elegeu-se conselheira tutelar. Em 2000, elegeu-se vereadora em Porto Alegre. Em 2004, conquistou seu segundo mandato, e foi a vereadora mais votada do estado gaúcho. No ano de 2007, Celeste foi presidenta do Legislativo da Capital. Em 2008, elegeu-se para o terceiro mandato de vereadora e em 2009 assumiu a liderança da bancada petista na Câmara, além da Coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. Em 2011 e 2012, presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública. Também integra a Executiva Estadual do PT.

 

Nalu Faria

Psicóloga, com especialização em Psicodrama Pedagógico (Getep) e em Psicologia Institucional (Sedes Sapienties). Atua na SOF desde 1986, onde desenvolve atividades de assessoria e formação feminista com grupos de mulheres, ONGs e gestores públicos. Coordenou várias publicações da SOF, como o boletim Mulher e Saúde (1993 a 2002), a Coleção Cadernos Sempreviva (dez livros desde 1997) e o boletim Folha Feminista (desde 1999). É uma das organizadoras do livro Mulher e política – Gênero e feminismo no Partido dos Trabalhadores, junto com Ângela Borba e Tatau Godinho (Ed. Fundação Perseu Abramo, 1998) e do dossiê “Feminismos no Fórum Social Mundial”, junto com Sonia Alvarez e Miriam Nobre (Revista Estudos Feministas, 2003). Co-organizadora de vários volumes dos Cadernos Sempreviva (Economia Feminista, O Trabalho das Mulheres, Gênero nas Políticas Públicas), entre outras publicações e artigos. É autora de vários artigos sobre o movimento de mulheres, entre eles “O feminismo latino-americano e caribenho: perspectivas diante do neoliberalismo”.  No PT, foi membro do Diretório Nacional (1995-1997)  e da Secretaria de Mulheres do PT (1995-2005). Coordenou a Rede Latino-Americana Mulheres Transformando a Economia (Remte) de 2005 a 2009. Integrou o Conselho Curador da FPA de 1996 a 2004. Integra a coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM).

 

Nilmário Miranda

Jornalista, mestre em Ciência Política, lutou contra a ditadura militar; foi preso político. Participou da fundação do PT. Como deputado estadual (1986-1990) liderou a bancada na Constituinte Estadual. Como deputado federal (três mandatos – 1990 a 2002), presidiu o PT-BH (1999-2001) e PT-MG (2005-2007), presidiu a Comissão Externa para os Mortos e Desaparecidos Políticos, sendo autor do projeto que criou a Comissão de Direitos Humanos, que presidiu em 1995 e em 1999. Foi ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (2003 a 2005). Integra a Comissão de Anistia, subordinada ao Ministério da Justiça. Autor de livros como “Dos Filhos deste Solo” (EFPA/Ed. Boitempo), “Por Que Direitos Humanos” (Autêntica, 2006) e “Teófilo Ottoni, a República e a utopia do Mucuri” (Casa Amarela, 2007). Na Fundação Perseu Abramo foi vice-presidente entre 2007 e 2008, e presidente entre 2008 e 2012. Atualmente é deputado federal pelo PT/MG.

 

Paulo Vannuchi

Diretor do Instituto Lula, é formado em Jornalismo, com mestrado em Ciência Política, pela USP. Militante da resistência contra a ditadura de 1964, foi preso político entre 1971 e 1976. Participou da fundação do PT e da CUT. Integrou a equipe de pesquisa responsável pelo lançamento do livro “Brasil: Nunca Mais”. Foi ministro de Direitos Humanos durante cinco anos no Governo Lula, quando coordenou a elaboração do PNDH-3 (Programa Nacional de Direitos Humanos), que lançou a proposta de criação da Comissão Nacional da Verdade. Exerce atividades de assessoria e consultoria aos movimentos populares e sindicais, com ênfase nos temas de análise de conjuntura. Desde 1985 trabalha no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, assessorando mais recentemente também a CUT Nacional, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT. É comentarista político na TVT e na Rádio Brasil Atual.

 

Pedro Eugênio

Economista, professor licenciado do Departamento de Economia da UFPe. É militante político desde 1969; presidente do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco desde 2011. Foi vice-presidente do Conselho Federal de Economia (1986) e Secretário de Estado do Governo de Pernambuco nas pastas da Agricultura (1987-1988), Planejamento (1989 – 1990) e Fazenda (1995). Exerceu mandato de deputado estadual de 1995 a 1998. Foi diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB (2003 -2006). Atualmente é deputado federal, em segundo mandato, membro titular da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, suplente da Comissão de Constituição e Justiça e presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa.

 

Raimunda Nonata Monteiro

Natural de Santarém/PA, é comunicadora social, mestre em Planejamento do desenvolvimento e doutora em Desenvolvimento Regional Socioambiental. Foi professora da Universidade da Amazônia (de fev a jul/1995), da Universidade de Brasília (1996-1998), e professora e pesquisadora da Universidade Federal da Amazônia – UFRA (jul/2004 a abr/2007). No Ministério do Meio Ambiente, atuou na área de pesquisa e desenvolvimento (1997 a 2002), na Coordenação do PDAPPG7 e de Capacitação e Assistência Técnica para Populações Extrativistas da Amazônia (1999-2003) e dirigiu o Fundo Nacional do Meio Ambiente (2003-2004); coordenou o Convênio CNPTPNUD para a implentação de um sistema de crédito para os extrativistas da Amazônia com recursos do PRODEXFNO no IBAMA (1996-1999). Foi diretora geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará-Ideflor (PA). Atualmente é vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará.

 

Regina Novaes 

Antropóloga, pesquisadora do CNPq, fez graduação e mestrado na UFRJ e doutorado na USP. Na UFRJ  ministrou cursos e orientou teses sobre movimentos sociais, identidades religiosas e participação política. Colaborou com o desenvolvimento de várias ONGs, sendo por muitos anos presidente do Conselho Curador do IBASE/Betinho. Desenvolveu inúmeras pesquisas sobre questões juvenis participando, em 2004, da Coordenação do Projeto Juventude, desenvolvido pelo Instituto Cidadania. Entre 2005 e 2006 foi secretária Nacional de Juventude-Adjunta e a primeira presidente do Conjuve (Conselho Nacional de Juventude). Atualmente, como consultora,  trabalha com o tema Demandas juvenis e Politicas Públicas colaborando com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e com outros organismos internacionais tais como OIJ, PNUD e UNESCO.

Ricardo de Azevedo

Sociólogo. Foi preso político durante a ditadura militar (1969-1970) e esteve exilado no Chile e na França (1972-1976). É fundador do PT, integrou a Executiva Estadual do partido em São Paulo (1987-1993) e a primeira equipe da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT (1988-1989) e também foi chefe de gabinete da Secretaria Geral Nacional do partido (2009 a 2010 ).  Trabalhou como assessor do prefeito Celso Daniel na Prefeitura de Santo André (1992) e no Instituto Cajamar (1995). Foi o primeiro diretor da revista Teoria e Debate (1987). Na Fundação Perseu Abramo foi diretor (1996 a 2003), vice-presidente (2003 a 2007) e presidente (2007 a 2008). Atualmente integra a assessoria especial de Política Externa da Presidência da República.

 

Selma Rocha

Doutoranda em História pela USP. Lecionou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na PUC. Foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1996); secretária municipal de Educação de Santo André (1997-2000); presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santo André (1997-2000); chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2000-2001); e consultora em educação. Na Fundação Perseu Abramo integrou o Conselho Curador (1996-2003) e foi diretora de 2004 a 2012. Atualmente é diretora da Escola Nacional de Formação do PT.

 

Severine C. Macedo 

Agricultora familiar, do município de Anita Garibaldi, SC. Pedagoga pela UERGS, filiada ao PT desde os 16 anos, começou sua militância na Pastoral da Juventude em 1994. Atuou no movimento sindical dos rurais da CUT e em 1999 assumiu a Coordenação da Juventude da FETRAFESC/CUT (primeira federação especifica da agricultura familiar do Brasil). Em 2001 assume a Coordenação de juventude no sul do país na FETRAF-SUL/CUT (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Sul) e nacional em 2005 no congresso de fundação da FETRAF-BRASIL/CUT. Foi membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). Compôs a comissão executiva do PT/SC em 2008, até ser eleita Secretária Nacional de Juventude do PT, no primeiro Congresso Nacional da JPT, em maio/2008, função que exerceu até Fevereiro de 2011. É Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República.

 

Valmir Assunção

Agricultor, assentado da reforma agrária e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Bahia. Foi deputado estadual, secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia e hoje ocupa o cargo de deputado federal, sendo suas principais pautas a reforma agrária, o fortalecimento dos movimentos sociais, os direitos humanos, a promoção da igualdade racial e dos direitos da juventude, além do desenvolvimento social e combate à fome. Valmir Assunção também é vice-líder do PT e ex-coordenador do Núcleo Agrário do partido na Câmara.