O Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp promove no dia 26 de março, quarta-feira às 18h, o debate sobre o livro de Miliandre Garcia: Do teatro militante à música engajada. A experiência do CPC da UNE (1958-1964) – São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

Na década de 1960, a cultura genuinamente brasileira foi marcada por uma iniciativa que uniu artistas, estudantes e intelectuais. Trata-se do Centro Popular de Cultura, o CPC da UNE (União Nacional dos Estudantes). A efervescência do breve período em que funcionou ainda influencia estudiosos da área, que se debruçam sobre a intensa criação artística que circundava o universo do CPC.

No livro, Miliandre, doutoranda em História/Ufrj, resgata a experiência militante do CPC, analisando a gênese dos projetos culturais da esquerda estudantil, assim como os debates internos do CPC e a trajetória peculiar do combativo músico Carlos Lyra, situada num meio termo entre o conteúdo nacionalista e a forma algo cosmopolita da bossa nova.

Além da exposição da própria Miliandre, participam do debate Reynúncio Napoleão de Lima (doutor em Artes/Usp e professor de Artes Cênicas/Unesp), Mário Bolognesi (doutor em Artes/Usp e professor de Artes Cênicas/Unesp) e Anna Maria Martinez Correa (doutora em História/Usp e coordenadora de pesquisa/Cedem) como mediadora.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com Sandra Santos pelo e-mail [email protected]

Serviço
Data: 26 de março de 2008 (quarta-feira)
Horário:18h
Local: CEDEM/UNESP – Centro de Documentação e Memória – Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé, esquina c/ a rua Benjamin Constant)
Informações: (11) 3105 – 9903 – www.cedem.unesp.br http://www.cedem.unesp.br/