PT na China: Dirigentes conhecem estrutura política e administrativa do país
A delegação petista que se encontra na China visitou nesta quinta-feira (13) a Oficina de Estudos do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional, quando recebeu informações sobre a estrutura política e administrativa do país.
Fazem parte da delegação: Ricardo Berzoini (presidente do PT), Joaquim Soriano (Secretário Geral), Gleber Naime (Comunicação), Romênio Pereira (Organização), Marinete Merss (Assuntos Institucionais), Paulo Ferreira (Finanças), Valter Pomar (Relações Internacionais), Valdemir Garreta (membro da Executiva), Neila Batista (membro da Executiva) e Selma Rocha (diretora da Fundação Perseu Abramo).
Os petistas chegaram à China ontem (12) e retornam no dia 20. A visita faz parte do intercâmbio previsto em protocolo firmado entre o PT e o PC Chinês em 2004. O PT paga os custos da viagem e o PC arca com as despesas da estada na China (transporte, hospedagem, alimentação).
Entre as atividades de hoje, a delegação visitou o Centro de Planificação Urbanística de Pequim e se reuniu com o embaixador do Brasil na China, bem como com vários integrantes de sua equipe.
Ontem, na chegada, os petistas se reuniram com o vice-ministro da Chancelaria do governo chinês, He Yafei, e com o ministro do Departamento Internacional do Comitê Central do Partido Comunista, Wang Jiarui. Nos dois casos, foi discutida a situação internacional e a política externa dos governos e dos partidos.
Para amanhã, está prevista reunião com Liu Yunshan, membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e ministro do Departamento de Propaganda do CC. Em seguida, a delegação viaja para Nanjing e Shangai.