Idosos no Brasil

 

Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade

 

 

 

 

 

A pesquisa Idosos no Brasil – Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade foi realizada pela Fundação Perseu Abramo por meio de seu Núcleo de Opinião Pública, em parceria com o SESC Nacional e SESC São Paulo. A coordenação da pesquisa coube ao cientista político Gustavo Venturi e à socióloga Marisol Recamán.

 

Data do campo: 01 a 23 de abril de 2006.

 

O envelhecimento da população é uma realidade e aponta seu crescimento de 8% para 16% nos próximos 25 anos. Essa situação ela tem sido motivo de preocupação para as organizações que tratam da questão dos idosos e para aqueles que se dedicam à formulação de políticas públicas no país.

 

A Fundação Perseu Abramo e o SESC juntaram-se para realizar a pesquisa Idosos no Brasil – Vivências, desafios e expectativas na 3ª idade que teve como principais objetivos ouvir dos próprios idosos como estes se sentem a respeito de sua idade e de sua inserção na sociedade. Ao mesmo tempo era necessário ouvir os não idosos sobre suas expectativas em relação ao envelhecimento e seu comportamento em relação aos idosos de hoje.

 

Os resultados – apurados a partir dos questionários respondidos por 3.759 brasileiros e brasileiras, distribuídos nas cinco regiões do país – demonstram a falta de informação na sociedade sobre a velhice e sobre as reais necessidades dos idosos, sejam elas físicas, morais, sociais, culturais. e/ou de garantia de direitos. Os resultados também apresentam dados sobre o preconceito existente, porém nem sempre identificado pelos idosos; a violência contra o idoso, praticada na esfera doméstica e pública, e, principalmente, as demandas específicas como saúde, lazer, educação e outras. Estas sinalizam para que áreas os poderes executivos, legislativos e Judiciário devem direcionar suas iniciativas. E essa é uma das mais importantes conclusões da pesquisa: a população idosa no país tem demandas específicas e reais.

 

O livro
Organizado pela professora Anita Liberalesso Néri e co-editado pela Editora Fundação Perseu Abramo e pelas Edições SESC, o livro “Idosos no Brasil: Vivências, desafios e expectativas na terceira idade” reúne análises aprofundadas dos dados dessa pesquisa. Saiba mais sobre o livro.

 

A parceria
No caso da pesquisa sobre idosos a parceria da FPA com o SESC foi fundamental. Uniram-se a experiência do Núcleo de Opinião Pública da FPA para investigar os mais diversos segmentos da sociedade brasileira e o trabalho de mais de 40 anos realizado pelo SESC em todo o país. O SESC socializou seu conhecimento, sua experiência e sua rede de colaboradores para a formulação da pesquisa cujos resultados poderão oferecer elementos para a realização de ações concretas dirigidas ao público idoso em todo o país.

 

 

 

logo da FPA Logo do SESC Nacional
Logo do SESC SP

 

`