Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o mês da mulher, a Editora Fundação Perseu Abramo reeditou o livro Uma história do feminismo no Brasil, de Céli Regina Jardim Pinto. O livro trata do espaço político ocupado pelo movimento feminista no país e aborda temas como a participação política da mulher e sua inserção no mercado de trabalho.

A Fundação também tem outras importantes contribuições na produção de subsídios para a adoção de políticas públicas para as mulheres. Uma delas é a pesquisa A mulher brasileira nos espaços público e privado, realizada pela Fundação em 2001, por meio de seu Núcleo de Opinião Pública. Realizada em âmbito nacional, ela foi um dos principais documentos utilizados pelos legislativos federal, estaduais e municipais para a elaboração de projetos de lei de defesa dos direitos da mulher. Um desses projetos é a Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, conhecida como a lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006 pelo presidente Lula, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, prevendo a prisão dos agressores. A pesquisa está disponível para download (clique aqui).

Os resultados da pesquisa foram reunidos no livro A mulher brasileira nos espaços público e privado, organizado por Gustavo Venturi; Marisol recaman e Suely de Oliveira. Também foi editado o livro Gênero, patriarcado, violência, de Heleieth Saffioti, sobre a violência praticada contra as mulheres, sua relação com o conceito de etnia/raça e classes sociais. A autora analisa o problema da violência utilizando o conceito de patriarcado como elemento principal para elucidar o debate e entender a questão. Os dois livros podem ser adquiridos na loja virtual.

Também integra o acervo da editora o livro Mulher e política – Gênero e feminismo no Partido dos Trabalhadores, que reúne contribuições de diversos especialistas sobre o tema, está esgotado, mas colocamos à disposição dos interessados cinco textos: clique aqui para baixá-los.

`