O prazo para o envio de artigos e resenhas é 05 de setembro. Além dos artigos relacionados ao tema, PERSEU recebe regularmente contribuições para suas demais seções

A Fundação Perseu Abramo abre a partir de hoje a chamada pública de artigos para a Revista PERSEU: História, Memória e Política, que chega ao seu décimo terceiro número. Conheça as demais edições aqui.

Dada a importância da história e da memória nas disputas políticas do presente, esta Revista se constituiu como espaço de circulação da produção acadêmica, no campo da História e das Ciências Sociais, comprometida politicamente com a emancipação da classe trabalhadora. Ainda que existam sólidos grupos acadêmicos, de caráter regional e nacional, produzindo e discutindo temáticas acerca das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras pela conquista dos direitos civis, políticos e sociais, a difusão destes estudos não é proporcional à produção.

A história oficial negou sistematicamente a atuação da classe trabalhadora nesta trajetória, de tal maneira que ainda hoje ela é pouco explorada no ensino de história do Brasil. Em um momento no qual as decisões autoritárias ameaçam suprimir uma série destes direitos, é urgente e fundamental contribuir para a circulação dos estudos sobre a atuação dos “de baixo” em cada uma das conquistas hoje parte do cotidiano da classe trabalhadora, bem como sobre a resistência contra leis abusivas, proibição e repressão às organizações sociais dos grupos subalternos.

Cada um dos direitos trabalhistas foi conquistado por meio da mobilização de gerações de trabalhadoras e trabalhadores, a começar pelo próprio 1º de maio, reconhecido como Dia do Trabalhador ainda no começo do século 20, passando pelas lutas pelo Abono de Natal (o atual 13º), a resistência a legislações abusivas como as que definiam restrições à aplicação do dissídio anual, luta pela redução da jornada de trabalho, entre outras. Também a defesa dos direitos humanos tendo sido objeto de amplas mobilizações sociais, envolvendo inúmeras organizações da sociedade civil. O quadro dos serviços sociais básicos sofreu ampliação drástica, com a universalização da educação, da saúde e, mais recentemente, da assistência social, para os quais a mobilização das trabalhadoras e trabalhadores foi fundamental. A Constituição de 1988, formulada na última redemocratização do país, constitui um dos marcos nesta trajetória, e também ela se vê ameaçada neste momento. Desta maneira, convidamos autores a difundirem suas pesquisas colaborando com nosso próximo Dossiê: Luta por direitos.

As colaborações são compostas de artigos inéditos de autores convidados, além de textos inéditos enviados espontaneamente nas condições e prazos estabelecidos por este edital, em conformidade com as Normas de Redação, constantes ao final deste documento. O material recebido será avaliado pelo Conselho de História do Centro Sérgio Buarque de Holanda, e pareceristas ad hoc, aos quais cabe a decisão referente à oportunidade ou não da publicação das contribuições recebidas.

O prazo para o envio de artigos e resenhas é 05 de setembro de 2016. O endereço para o envio das contribuições é [email protected]

Além dos artigos relacionados aos temas dos Dossiês, PERSEU recebe regularmente contribuições para as demais seções da Revista, incluindo artigos, resenhas, textos e comentários acerca de fontes e arquivos relacionados com a linha editorial da revista.

Veja aqui a íntegra do Edital e as normas de publicação.

`