A Revolução Cubana inspirou várias gerações pelo mundo. São 52 anos vivendo, não apenas uma utopia, mas uma prática política e social que pode ser lida, compartilhada, estudada e debatida a partir das conquistas da Revolução, como a eliminação da miséria absoluta e do analfabetismo e os altos índices de qualidade da saúde e educação, em benefício dos 11 milhões de cubanos.

Durante este período, foram produzidos permanentes avanços em diferentes áreas. Cuba, em sua atual conjuntura, assume o desafio de promover inovações e transformações destinadas a aperfeiçoar seu modelo econômico-social socialista, em um contexto de profundas modificações e predomínio de novos governos comprometidos com a justiça social na América Latina e no Caribe.

Com o intuito de contribuir para compreensão objetiva da realidade do país e sua atual conjuntura, a Fundação Mauricio Grabois em conjunto com a Fundação Perseu Abramo, organizam em São Paulo, no dia 24 de junho (sexta-feira) o debate – A atualização do Modelo Econômico Cubano – atividade que compõem o ciclo de debates sobre a realidade cubana realizado nas cidades de São Paulo, Brasilia e Rio de Janeiro.

O debate contará com a presença de uma delegação cubana composta por intelectuais, jornalistas, parlamentares e um familiar dos cinco prisioneiros cubanos, além de estudiosos e ativistas da solidariedade com Cuba no Brasil. Esse encontro será realizado no Clube Homs – Avenida Paulista, 735, Cerqueira César, São Paulo ,  às 14h30. (estação do metrô Brigadeiro)

DEBATEDORES

Parte cubana

Zueleica Romay – Presidente do Instituto Cubano do Livro

Rosa Mirian Elizarde – Jornalista – Editora do portal CubaDebate

Magalys Llort –  Deputada – Familiar dos Cinco Priosioneiros

Parte Brasileira

Jamil Murad  – Vereador e líder da bancada do PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo

Renato Simões – Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT

Antônia Mara Vieira Loguercio- Presidente Nacional do Opinio Iuris

Sistematizadores:
Iole Ilíada – Secretaria de Relações Internacionais do PT e Diretora do Núcleo de Cooperação Internacional da Fundação Perseu Abramo

Ricardo Abreu de Melo (Alemão) – Secretário de Relações Internacionais do PCdoB e Presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois

Coordenação:
Adalberto Monteiro – Presidente da Fundação Maurício Grabois e editor da Revista Princípios

 

`