A política de desmonte do governo Bolsonaro não deixaria a comunicação pública de fora da destruição. A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), criada em 2007, deveria ser de grande interesse de um governo com vistas a investir em democracia, inclusive da comunicação.

O tratamento dado ao tema não difere do modo como Bolsonaro lida com a pandemia, com absoluto pouco caso e caminhando na contramão do restante do mundo, onde em geral a comunicação pública sobrevive ao lado das empresariais. No caso brasileiro ainda vivemos a força oligárquica da mídia, concentrada nas mãos de poucas famílias e a ideia fixa em acabar com a produção pública.

O programa Pauta Brasil da próxima quarta-feira, 9 de junho, irá ouvir especialistas em comunicação para debater a crise na EBC e na comunicação pública como um todo. Com mediação de Jonas Valente, Ivonete da Silva Lopes e Laurindo Lalo Leal Filho são os convidados.

Jonas Valente atua como jornalista com foco em tecnologia e comunicações na Agência Brasil, professor substituto na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. É doutor em sociologia da tecnologia pela UnB, com tese sobre plataformas digitais. Autor de livros e artigos sobre Internet, plataformas digitais, proteção de dados, regulação dos meios de comunicação, políticas públicas de acesso à Internet, legislação de comunicações e mídia pública.

Ivonete da Silva Lopes é professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Comunicação e autora do livro ‘TV Brasil e a construção da Rede Nacional de Televisão Pública’.

Laurindo Lalo Leal Filho é sociólogo e jornalista, professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da USP. Participou da criação da EBC, onde foi Ouvidor Geral, diretor e apresentador do programa VerTV. É autor de livros e artigos sobre comunicação, integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e é um dos Coordenadores do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.