O Ministério da Saúde informou neste domingo (13/12) que os pesquisadores que tiveram seus nomes citados no plano nacional de vacinação contra a covid-19 foram convidados a discutir a estratégia, mas não tiveram "poder de decisão na formalização do plano".

O grupo chamado "Eixo Epidemiológico do Plano Operacional Vacinação Covid-19" assessorou o governo federal na elaboração do plano de imunização, mas disse que só tomou conhecimento da existência de um documento final através da imprensa.

"Nos causou surpresa e estranheza que o documento no qual constam os nomes dos pesquisadores deste grupo técnico não nos foi apresentado anteriormente e não obteve nossa anuência", dizia a nota conjunta, publicada no sábado após a divulgação do plano.

Segundo os pesquisadores, é "importante destacar que o grupo técnico havia solicitado reunião e manifestado preocupação pela retirada de grupos prioritários e pela não inclusão de todas as vacinas disponíveis que se mostraram seguras e eficazes".

A matéria completa da DW pode ser lida aqui.