Qual tem sido a experiência de ensinar e liderar escolas em tempos de pandemia? Que reflexões podem ser obtidas da prática pedagógica em um estágio remoto? Com essas preocupações como eixo central, o Departamento de Política Educacional e Desenvolvimento Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Alberto Hurtado (Santiago, Chile) convidou um grupo de professores e gestores do sistema escolar chileno para um exercício de sistematização que pudesse resumir em um breve documento seu olhar e reflexão sobre práticas de ensino, identidade profissional e as lições que isso deixará em uma escola pós-pandemia.

Créditos: UAH/divulgação

“Escolas inovadoras em tempos de pandemia” é o nome deste trabalho, que reúne 11 casos de professores e gerentes que relatam realidades e temas diversos em Santiago e nas regiões. “O convite é que professores e diretores de todo o sistema escolar possam se acompanhar compartilhando ideias e experiências que funcionaram para eles e que podem inspirar outras pessoas em outras comunidades. Em tempos difíceis como os atuais, não há maneira melhor de atuar do que em conjunto e compreendendo a missão que, como professores e gerentes, têm em meio a essas circunstâncias. O departamento quer ser um espaço que incentive e facilite o compartilhamento dessas ideias e dessa reflexão ”, afirma Cristóbal Madero, acadêmico do departamento e encarregado de compilar este trabalho.

Casos (disponíveis em espanhol):

1. Cultivando aprendizagem docente e estudantil
2. Humanização da tecnologia através da arte de fazer música
3. Assistência social a distância
4. Rádio comunitária para vinculação, apoio e interação pedagógica com estudantes e suas famílias
5. Reunião de pais e responsáveis via Zoom
6. Organização do trabalho pedagógico no ambiente remoto
7. Aulas virtuais em tempo de pandemia
8. Levantamento de informações a distância para tomada de decisões em tempos de pandemia
9. A arte com um meio de expressão virtual da alma
10. Retroalimentação de aulas remotas no primeiro ciclo da educação básica
11. Pedagogia - aprendizado mútuo e significativo: confinamento dos alunos de primeiro e segundo ano do ensino médio em tempos de pandemia e crise social

 

Tradução de Beatrice F-Weber

Original disponível aqui.