O Instituto Socioambiental criou uma plataforma de monitoramento para acompanhar a crise do novo coronavírus (Covid-19) em comunidades indígenas. A iniciativa cobre a evolução de casos e óbitos para a população indígena, e especifica os dados para cada DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena). Também conta com um mapa de vulnerabilidades para estas comunidades, a partir de modelo criado por pesquisadores da UFMG. 

No site, também é possível acompanhar notícias a respeito do tema.

As Informações presentes na plataforma são levantadas com base nos boletins das Secretarias Estaduais de Saúde sobre a pandemia e compiladas pela iniciativa Brasil.io. Para os casos indígenas, a fonte é a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), subordinada ao Ministério da Saúde (MS).O atendimento aos indígenas que vivem nas cidades está sendo feito nas estruturas de saúde municipais e estaduais - fora do sistema de saúde indígena.

Não há um monitoramento oficial desses caso, o que torna ainda mais importante o trabalho realizado pelo ISA. A população indígena é uma das mais vulneráveis à epidemias virais, e têm sofrido com a falta de políticas públicas específicas.

Acompanhe aqui.