A Fundação Perseu Abramo estreou no dia 6 de maio o programa Observatório da Coronacrise, transmitido ao vivo nas redes sociais nas quartas e sextas-feiras, sempre às 19h. O programa completo pode ser visto aqui.
O programa piloto discutiu a coronacrise e a importância do Observatório para coletar, debater e formular projetos que levem à sua superação. Participaram o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva; o ex-ministro-chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo; a jornalista Helena Chagas, ex-ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; e a jornalista Tereza Cruvinel, fundadora e ex-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC/TV Brasil).
O presidente Lula falou sobre as ações do PT no Congresso Nacional para conter a pandemia e abordou a tragédia social que é o grande flagelo atual. Lula criticou as exigências que atrasam a liberação da ajuda emergencial. Ele lembrou que “temos que nos preocupar com aqueles milhões que não podem ficar em casa: informais, os desempregados, os que não têm renda garantida, porque vivemos um governo que não gosta do povo”.
O próximo programa, no dia 8 de maio, terá como convidada a ex-presidenta Dilma Rousseff.