Trump ameaça cortar verbas de Nova York em eleição com favorito socialista
O candidato Zohran Mamdani durante comicio em 2024. Foto: Wikimedia Commons

A cidade de Nova York realiza eleições para prefeito nesta terça-feira (4) sob ameaças de Donald Trump, que declarou que poderá cortar verbas federais caso o socialista Zohran Mamdani vença o pleito.

Mamdani, deputado estadual democrata de origem ugandense e muçulmano, lidera as pesquisas com ampla vantagem sobre o republicano Curtis Sliwa e o independente Andrew Cuomo, ex-governador do estado.

Durante entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS, Trump afirmou:

“Vai ser difícil para mim, como presidente, dar muito dinheiro para Nova York. Se você tem um comunista administrando Nova York, está desperdiçando o que envia para lá.”

Habitação no centro do debate

A eleição ocorre em meio à crise habitacional mais grave desde 1968, com vacância de apenas 1,4% e 70% da população vivendo de aluguel. Mamdani propõe congelar os aluguéis por quatro anos e construir 200 mil moradias públicas acessíveis em uma década, com investimento de US$ 100 bilhões.

Cuomo rejeita o congelamento e defende um plano de “financiamento criativo” para destravar obras privadas e públicas, prometendo 80 mil novas unidades de habitação popular.

O vencedor tomará posse em 1º de janeiro de 2026, sucedendo o atual prefeito Eric Adams.