O livro, que reúne artigos de 18 cientistas políticos e representantes de renomadas academias, será lançado na terça, 27, às 10h, no Instituto Pólis.

 

Na próxima terça-feira, 27, a Fundação Heinrich Böll Brasil lançará o livro A ‘Nova Classe Média’ no Brasil como conceito e projeto político. A publicação, que reúne artigos de importantes representantes das Ciências Sociais no Brasil, traça um painel das mudanças ocorridas na estrutura social do país na última década, para buscar compreender o grau de realidade da emergência da chamada “Nova Classe Média” (NCM). 

Marcio Pochmann (Unicamp), presidente da Fundação Perseu Abramo; Jessé Souza (UFJF); Sonia Fleury (FGV); Eliana Vicente (UFF); Cândido Grzybowski (Ibase); Celia Kerstenetzky e Christiane Uchôa (UFF); Waldir Quadros, Denis Maracci Gimenez e Daví José Nardy Antunes (Unicamp); Lucia Cortes da Costa (PUC-SP); Amélia Cohn (Unicamp); Claudio Salm e Ligia Bahia (UFRJ); Marilene de Paula (Fundação Heinrich Böll); Nina Madsen, (Cfemea); Ivo Poletto (Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social); e Elísio Guerreiro do Estanque (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) são os autores dos artigos que compõem a publicação, que será lançada com dois debates na ocasião. 

O livro, que aborda algumas das críticas entoadas nas manifestações iniciadas em junho por todo país, busca provocar uma reflexão acerca da exigência por mais investimentos em serviços públicos. 

 

Lançamento

Terça-feira, 27 de agosto

10h – Abertura com Silvio C. Bava e Dawid Bartelt

10h30 – Debate com os autores Waldir Quadros, Sonia Fleury, Christiane Uchôa e Elísio Estanque

14h – Debate com os autores Nina Madsen, Ligia Bahia e Cândido Grzybowski

Instituto Pólis – Rua Araújo, 124, Centro – São Paulo