Biblioteca digital FPA: mais de 130 mil acessos em um ano
A Biblioteca digital da Fundação Perseu Abramo completou um ano em 19 de setembro. Colocada no ar durante as comemorações dos 10 anos da Editora, todos ganharam com a proposta pioneira: a Fundação, os leitores, autores e livreiros. Recebemos mais de 130 mil acessos de pessoas interessadas nos 43 livros colocados para download gratuito no Portal. Internautas brasileiros e do exterior puderam baixar os livros de seu interesse após o preenchimento de cadastro simples.
No resumo deste círculo virtuoso, os números precisos apontam sucesso no investimento da circulação de idéias e livros. A página da Biblioteca digital foi visualizada 136.298 vezes entre 19/09/2007 e 28/09/2008. A maior parte dos acessos foi feita por internautas que entraram na página da FPA (70.649), seguido de acessos diretos à página da Biblioteca (20.841). Além dos visitantes do Brasil, a Biblioteca foi acessada a partir de países como Portugal, Estados Unidos, Angola, Espanha, Moçambique, França, Argentina, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e México.
Longe de representar uma queda nas vendas dos livros oferecidos, a Editora Fundação Perseu Abramo registrou um crescimento na venda do catálogo geral. Há um ano ela apostava que o mercado editorial brasileiro precisava de um chacoalhão, usando melhor o intrumento internet para divulgar e vender livros. Com uma tiragem média de dois mil exemplares, num país de milhões de leitores e 800 livrarias ativas (apesar de a Associação Nacional de Livrarias/ANL contar com aproximadamente 2700 endereços em seu cadastro), os livros das pequenas e médias editoras – responsáveis pela bibliodiversidade necessária ao país – chegam às mãos de uma pequena fatia de leitores.
Custos de divulgação e dificuldades de distribuição impedem que dezenas de boas editoras disputem a atenção dos leitores com as grandes editoras, é exatamente neste campo que a web serve para chamar a atenção de leitores, livreiros e distribuidores para a existência das obras. Para os interessados nessa discussão, sugere-se a visita a www.libre.org.br, website da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), à qual a Fundação está integrada, juntamente com o coletivo de 80 editoras, compondo a sua coordenação executiva.
A maior parte dos livros disponibilizados na Biblioteca Digital continua à venda no site – www.efpa.com.br – e nas livrarias. Se você ainda não acessou, faça já seu cadastro e aprovando a iniciativa, e indique aos amigos.