Pauta Brasil economia: medidas eleitoreiras que não resolvem a crise nacional
Na segunda-feira, 7 de março, o Pauta Brasil recebeu Bruno Moretti e Marcelo Manzano para a rodada semanal de debates sobre economia. Com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo, os convidados falaram sobre as medidas de última hora do governo Bolsonaro (saque FGTS, linha de crédito de 100 bi, vale-gás, preços Petrobras, redução de IPI, etc).
Bruno Moretti é economista, mestre em Economia, com doutorado e pós-doutorado em Sociologia e assessor da Liderança do PT no Senado. Para ele, “estamos diante de medidas cosméticas para a situação que o país está vivendo. Algumas das medidas para mitigar a fome irão somente favorecer os mais ricos”.
Moretti falou sobre as medidas restritivas e a política fiscal, que operou sem resultados positivos para a população brasileira, e a importância do gasto público num momento como foi o da pandemia. “A política fiscal não teve capacidade de gerar desenvolvimento econômico. As medidas não são positivas como parecem e o impacto na macro economia são enormes”, falou.
Marcelo Manzano é economista, pesquisador do Cesit/IE Unicamp, assessor da Fundação Perseu Abramo. E acredita que o “governo está colhendo os frutos das suas apostas e para onde nos levou alguns anos de neoliberalismo radical. Os números mostram cerca de 30 milhões de emprego faltando, um terço da nossa mão de obra ativa. Será preciso uma ação direta neste sentido num próximo governo com outro olhar sobre os problemas”, disse.
“Por mais que o governo se mexa nesta reta final não é suficiente para reverter o quadro da economia e da sociedade brasileiras. As medidas tiradas da cartola são contraditórias entre si, são muito desastrosas a intervenção do governo e as medidas neoliberais”, falou, lembrando que “Paulo Guedes entra para a história como o pior ministro do neoliberalismo”.
Os desafios do futuro governo em 2023, as consequências da destruição praticada desde o golpe e aprofundada por Bolsonaro, a reforma trabalhista e o aumento do desemprego, teto de gastos, política de preços da Petrobras, ação do Estado e investimentos públicos estiveram no programa de hoje. Assista a íntegra aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=uZIKlZdYRqc
Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.